O NOVO DETRAN-SP
COMEÇA AGORA

Gestão avançada, desenvolvimento das pessoas e transformação digital formam o tripé que consolidará nossa instituição como o melhor órgão de trânsito do país

PASSO FUNDAMENTAL: A MODELAGEM DAS ÁREAS DE NEGÓCIO E DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

A Estratégia 2023-2030 reserva à transformação da gestão administrativa papel vital no novo Detran-SP. O objetivo será construir uma modelagem inédita para as quatro áreas de negócio (Veículos, Condutores, Fiscalização e Educação) e a estrutura interna, visando potencializar a eficiência, o alcance dos objetivos de longo prazo e, ao final, gerar a melhor experiência ao cidadão.

Como já foi dito anteriormente, a reengenharia de processos foi a abordagem escolhida para direcionar a mudança nos procedimentos organizacionais. O redesenho das áreas de negócio envolverá a criação de representações detalhadas de todas as unidades funcionais do Detran-SP, além dos processos e da transversalidade entre as atividades das áreas, fluxos de informações e interações.

Tais representações servirão para que se compreenda (a partir de análise e documentação) como operamos, tomamos decisões, conduzimos processos e alcançamos os objetivos estratégicos.

Existem várias abordagens e metodologias para o desenvolvimento da modelagem, incluindo diagramas de fluxos, mapas, organogramas e modelos de negócios. Elas podem ser divididas em vários níveis, gerando, ao mesmo tempo, macrovisão do cenário e atenção aos detalhes, como processos individuais, papéis específicos e sistemas utilizados.

A escolha da direção a ser tomada dependerá das necessidades, da familiaridade das equipes com cada abordagem e dos planos específicos da nossa organização. Em muitas situações, uma combinação de métodos poderá ser usada, para que surja uma compreensão mais ampla dos processos e a identificação de oportunidades de melhoria.

O redesenho envolverá representações estruturadas de todas as unidades do Detran-SP, além dos processos e da transversalidade entre as atividades, os fluxos de informações e as interações

AS ETAPAS E OS IMPACTOS DA MODELAGEM

Compreensão
Ajudará as equipes e os stakeholders a entenderem o funcionamento da organização, as principais atividades, o fluxo de informações e a conexão entre processos.

Documentação
Oferecerá uma maneira estruturada para a documentação de processos, papéis, responsabilidades e fluxos de trabalho.

Análise
Identificará ineficiências, gargalos, oportunidades de melhoria e pontos de otimização.

Planejamento
Possibilitará à organização programar estrategicamente iniciativas, a alocação de recursos e os objetivos de longo prazo.

Comunicação
Facilitará a interação entre os membros da equipe e os stakeholders, possibilitando compreensão sobre as operações.

ATRIBUIÇÕES DAS ÁREAS E O QUE SE ESPERA DELAS COM AS MUDANÇAS

Área de
Veículos

HOJE
  • Gestão de registros, transferências de propriedade e emissão de documentos.
Futuro
  • Desenvolvimento de soluções digitais para facilitar a gestão de veículos e garantir a conformidade regulatória.
  • Integração de tecnologias de rastreamento e monitoramento para aprimorar a segurança.

Área de
CONDUTORES

HOJE
  • Processamento de habilitações, renovações e atualizações, incluindo exames teóricos e práticos.
Futuro
  • Integração de soluções digitais para facilitar a capacitação e monitorar, de forma efetiva, os exames teóricos e práticos.

Área de
FISCALIZAÇÃO

HOJE
  • Controle do cumprimento das normas de trânsito para a segurança viária de condutores e veículos.
  • Gestão financeira relativa ao recolhimento do veículo e à realização de leilões.
Futuro
  • Utilização de tecnologias avançadas para monitorar infrações, aplicar multas e promover a segurança viária.
  • Análise de dados em tempo real para a identificação de padrões de sinistros de trânsito e áreas de alto risco, executando ações de segurança viária.

Área de
EDUCAÇÃO

HOJE
  • Estruturação e aplicação de capacitações para condutores, delegatários, interessados em segurança viária e, também, servidores públicos, visando aprimorar competências, e nortear a atuação do público interno em relação às diretrizes e aos objetivos da autarquia.
Futuro
  • Desenvolvimento de programas inovadores, incluindo cursos online interativos e campanhas de conscientização.
  • Fornecimento de treinamentos e recursos para que os condutores adotem comportamentos seguros.
  • Colaboração com escolas e comunidades visando promover, desde cedo, a cultura do respeito às leis de trânsito.
  • Criação de universidade corporativa para o desenvolvimento de competências convergentes com a estratégia institucional.

DIRETRIZES PARA A MUDANÇA DAS ÁREAS

Para que a transformação das áreas de negócio ocorra com a menor fricção possível, o Detran-SP fixou algumas diretrizes para os próximos anos. São elas:

ABORDAGEM ORIENTADA POR PROCESSOS

Objetivos

Reorganização da estrutura em torno dos processos e funções de negócio, como habilitação de condutores, registro de veículos, fiscalização e educação, tendo cada processo gerenciado por equipe multifuncional.

BENEFÍCIOS

Otimização de todo o fluxo de trabalho.

HIPERAUTOMAÇÃO E TECNOLOGIAS HABILITADORAS

Objetivos

Integração de sistemas de última geração, plataformas digitais e ferramentas automatizadas para a otimização de processos complexos, com soluções como inteligência artificial, análise de dados em tempo real e automação robótica de processos (RPA).

BENEFÍCIOS

Aprimoramento da eficiência, aceleração dos fluxos de trabalho, simplificação da interação com o público, oferta de serviços ágeis e transformação do Detran-SP em órgão orientado por dados e tecnologicamente avançado.

FOCO NAS NECESSIDADES DO PÚBLICO

Objetivos

Abordagem centrada no cidadão para entender as suas expectativas e demandas.

BENEFÍCIOS

Serviços mais acessíveis, simplificados e amigáveis e criação de canais de comunicação ágeis, eficientes e geradores da melhor experiência possível.

EXCELÊNCIA OPERACIONAL E APRENDIZADO CONTÍNUO

Objetivos

Adoção de práticas de gestão da qualidade e da cultura de aprendizado contínuo, por meio de metodologias como Lean e Six Sigma, visando à eliminação de ineficiências, à redução de desperdícios e ao aprimoramento de processos.

BENEFÍCIOS

Elevação da qualidade dos serviços, criação de um ambiente de inovação, com colaboradores incentivados a identificar oportunidades de melhoria, e maior adaptabilidade do Detran-SP às mudanças e necessidades da sociedade.

DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇA

Objetivos

Oferta de treinamentos e orientações aos líderes em nome da promoção da cultura da colaboração, do empoderamento e da excelência, dos atributos.

BENEFÍCIOS

Criação de ambiente para inovação, incentivo ao crescimento profissional e cultivo de um ambiente de trabalho saudável, bem como o fortalecimento do Detran-SP para o enfrentamento dos desafios e o alcance dos objetivos estratégicos.

COMUNICAÇÃO TRANSPARENTE

Objetivos

Divulgação de informações claras e precisas e promoção da transparência ativa, com o Detran-SP apto a responder às perguntas do público e a compartilhar informações relevantes sobre políticas, decisões e mudanças em processos.

BENEFÍCIOS

Garantia aos cidadãos e às partes interessadas de acesso direto a informações confiáveis, fortalecendo a confiança e a compreensão mútua.

DECISÕES BASEADAS EM DADOS E EVIDÊNCIAS

Objetivos

Implementação de um sistema de inteligência de negócio para monitorar métricas de desempenho, identificar tendências, áreas problemáticas e oportunidades de melhoria.

BENEFÍCIOS

Decisões estratégicas baseadas na coleta e na análise de dados.

CAPACITAÇÃO E EMPODERAMENTO DOS TIMES

Objetivos

Integração da Governança Multinível em Rede, a partir da oferta de treinamentos e desenvolvimento aos funcionários de todos os níveis, com comunicação fluida, alinhamento de objetivos e compartilhamento de ideias e conhecimentos.

BENEFÍCIOS

Inovação, maior eficiência e realização dos objetivos estratégicos do Detran-SP, com sinergia entre a capacitação individual e a colaboração em rede.

INTEGRIDADE, SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL

Objetivos

Consolidação da ética e da transparência nas ações, do combate à corrupção e da promoção de um ambiente baseado em valores sólidos, com incorporação da integridade à estratégia de responsabilidade social.

BENEFÍCIOS

Fortalecimento da confiança do público e dos funcionários, construção de uma cultura saudável e responsável e reforço do compromisso do Detran-SP com a ética e a justiça, impactando positivamente a sociedade e o ambiente de negócios.

AVALIAÇÃO, APRENDIZADO E RECONHECIMENTO MERITOCRÁTICO

Objetivos

Realização de avaliações regulares, análise de desempenho e monitoramento de metas para identificação de áreas de aprimoramento e oportunidades de crescimento e construção de ambiente de aprendizado contínuo.

BENEFÍCIOS

Valorização das realizações individuais e coletivas, reconhecidas por sistema de mérito, com maior motivação dos funcionários para a excelência, fomento à inovação e promoção da cultura da melhoria constante e da alta performance.

SIMPLIFICAR, REGULAR E ELIMINAR A BUROCRACIA

A eliminação da burocracia, a simplificação e a gestão regulatória também compõem o elenco de prioridades da Estratégia 2023-2030 para os próximos anos. Tais iniciativas serão essenciais para a viabilização de uma administração eficiente e sustentável. A eliminação de obstáculos, a promoção da clareza nas regras e a garantia do equilíbrio entre regulamentação e inovação possibilitarão o estabelecimento de ambientes mais dinâmicos, competitivos e propícios ao progresso.

No âmbito do Detran-SP, a eliminação da burocracia buscará agilizar procedimentos, eliminar etapas redundantes e tornar os processos mais ágeis e eficazes, reduzindo a frustração das partes envolvidas e liberando recursos para atividades mais produtivas.

A simplificação de requisitos e procedimentos vai gerar transparência maior ao trabalho, possibilitando às partes interessadas compreender facilmente suas obrigações e seus direitos.

A gestão regulatória também terá papel especial na jornada, pelo estabelecimento e monitoramento de regulamentos que garantam a proteção dos interesses públicos, minimizando os ônus desnecessários.

A gestão regulatória já está em sua etapa inicial no Detran-SP, com a publicação da Portaria nº 1, de 20 de março de 2023. De maneira inédita, ela estabelece a necessidade da realização de análise de impacto regulatório prévio à publicação de qualquer norma, além de determinar a revisão e a consolidação de todos os atos normativos.