BOA GOVERNANÇA
PARA TODOS
Referência na elaboração da Estratégia, sistema de princípios, regras e processos será fundamental à geração de valor sustentável na relação com os stakeholders
Uma precondição para que a Estratégia 2023-2030 se enraíze na cultura interna e conquiste os resultados previstos para o cidadão é haver, no Detran-SP, a consolidação de uma governança exemplar. Isso significa estabelecer e ter em funcionamento uma estrutura de princípios, regras e processos voltados aos bons serviços e à geração de valor sustentável e compartilhado com os stakeholders e a sociedade.
Nesse sentido, integridade, transparência, equidade e accountability são atributos indispensáveis à boa governança, que indica o caminho a ser seguido. Ela fornece o arcabouço e as diretrizes para as políticas internas, as decisões das lideranças e as responsabilidades dos times, estabelecendo, também, as expectativas da organização em relação ao comportamento dos colaboradores. A governança corporativa é a base para o alinhamento das diretrizes pela gestão.
A elaboração da Estratégia teve, portanto, a governança como um de seus fundamentos principais, dada a ligação profunda do Detran-SP com suas partes interessadas, com as quais mantém uma relação de profunda interdependência (veja o quadro ao lado).
ESTRUTURA IDEALIZADA
Com base nessa teia de relacionamentos, nos compromissos institucionais e nas expectativas de transformação, o Detran-SP almeja estabelecer um modelo de governança moderno, funcional e baseado nas melhores práticas. Assim, em 2023, avançou-se internamente para a consolidação de uma estrutura que, uma vez implementada, deverá se tornar um marco no setor de trânsito e para outras entidades públicas do Brasil.
Uma vez viabilizada a nova configuração, terão papéis de destaque duas macroinstâncias de atuação complementar – a Governança Institucional e a Governança de Risco & Compliance.
Uma vez devidamente implementada, a nova governança do Detran-SP tem potencial para se tornar referência nas organizações públicas do país.
A Governança Institucional terá ascendência sobre uma das mais importantes novidades originadas no processo de transformação da autarquia: a criação de um sistema de Governança Multinível em Rede, que estará alinhado às estruturas de Governança de Processos, Governança de Inovação e Governança de Tecnologia.
A Governança de Risco & Compliance, por sua vez, terá a missão de implementar diretrizes, políticas e processos para uma operação ética e legal e de zelar pela eficácia de todos os aparatos de controle interno e da gestão de riscos, entre eles, os financeiros e os reputacionais do Detran-SP.
GOVERNANÇA MULTINÍVEL EM REDE
Nesse cenário de transformação, inclusive, com a presença no Mapa Estratégico, a implementação de um modelo de Governança Multinível em Rede, conhecida como MultiGov, alinha-se entre os principais compromissos da nova gestão.
O objetivo de sua criação é fortalecer a interação entre diferentes agentes, a tomada de decisões dialogada e participativa e a coordenação de ações colaborativas para que a aprendizagem coletiva permeie os processos de relacionamento.
Abordagem inovadora no universo da administração pública, a MultiGov possibilita uma atuação mais proativa e estratégica na entrega de resultados melhores e mais eficientes à sociedade.
A Governança Multinível em Rede oferece, na verdade, um tratamento holístico para os problemas e sua resolução. Nela, os recursos são voltados à articulação, à negociação e à parceria entre distintos atores (internos e externos, públicos e privados), porém conectados por meio de relações de interdependência.
A implementação da MultiGov possibilitará melhor gerenciamento dos impactos das ações nos diferentes níveis do Detran-SP, inclusive, daqueles provocados por entes externos, e viabilizando sinergias entre políticas e programas, otimizando esforços na busca por soluções abrangentes, eficazes e inovadoras.
A MultiGov é formada por redes colaborativas que interagem, negociam e cooperam em um sistema descentralizado de poder, potencializando o compartilhamento de responsabilidades e o envolvimento dos participantes em prol do alcance de objetivos comuns.
Para que a aprendizagem se integre aos processos e gere resultados, a MultiGov requer o suporte de outros dois sistemas. De um lado, a Governança do Conhecimento (GovC) contribuirá com instrumentos para a formação de redes e parcerias internas e externas, a gestão descentralizada e a ampla colaboração. De outro, a Governança da Aprendizagem (GovA) atuará na melhoria contínua dos processos de disseminação de conhecimentos, colaborando para a prevalência de uma visão coletiva e baseada em estratégias e metas comuns.
A Governança Institucional será fortalecida por outros sistemas, entre eles, a Governança de Projetos, a Governança de Processos, a Governança de Inovação, a Governança de Dados e a Governança de Tecnologia (veja o quadro abaixo).
A implementação da MultiGov possibilitará um melhor gerenciamento dos impactos das ações nos diferentes níveis da organização.
INSTÂNCIAS COMPLEMENTARES
GOVERNANÇA DE PROJETOS
Estabelece os requisitos e os mecanismos de identificação e comunicação com os stakeholders de um projeto, desenvolvendo políticas, procedimentos e padrões documentados e colaborando para a definição de autoridades e responsabilidades. Também define os mecanismos de compartilhamento das lições aprendidas e garante o desenvolvimento de ações de melhorias.
GOVERNANÇA DE PROCESSOS
Normatiza e padroniza a gestão dos processos, além de monitorar progressos por meio de indicadores. Também define padrões, métodos, ferramentas, regras e as melhores práticas para a gestão dos processos, além de acionar os responsáveis para a mitigação e ou correção de rumos.
GOVERNANÇA DE INOVAÇÃO
Normatiza e padroniza o tema da inovação para o alcance dos objetivos, a resolução de problemas e a adaptação da organização às necessidades do cidadão e dos ambientes, tornando a gestão mais eficiente para o enfrentamento dos desafios, dos riscos e das oportunidades.
GOVERNANÇA DA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
Melhora a tomada de decisões, favorece a redução de riscos de segurança da informação e gera maior eficiência operacional, além do alinhamento da área de TI com os objetivos estratégicos. Sua execução está vinculada ao cumprimento de normas, como a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), e à garantia da segurança dos sistemas de dados.
GOVERNANÇA DE DADOS E INFORMAÇÕES (GDI)
Cuida, de forma segura e confiável, dos dados dos condutores e dos veículos por meio de ferramentas de amplo reconhecimento no mercado e em conformidade com a LGPD.
GOVERNANÇA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Gerencia e direciona as atividades de inovação no contexto da disseminação da Tecnologia da Informação na instituição, o que pode incluir estratégias de incorporação de novos instrumentos e processos decisórios para a implementação de práticas e o monitoramento dos impactos. Aborda, também, questões como a gestão de riscos associados à adoção de novas tecnologias, a colaboração entre as áreas da organização para impulsionar a inovação e a definição de métricas para medir o sucesso das iniciativas inovadoras.
GOVERNANÇA DE RISCO & COMPLIANCE
Trata-se de vertente da Governança Corporativa destinada a estabelecer e implementar diretrizes, políticas e processos para garantir ao Detran-SP uma operação ética, legal e em linha com as regulamentações. Também tem como atribuição gerenciar e minimizar os riscos associados às atividades internas e externas.
Para que tais responsabilidades sejam cumpridas, tem o suporte de políticas, procedimentos, ferramentas de monitoramento da conformidade das práticas (para evitar e mitigar ameaças financeiras, legais e reputacionais) e as atividades de educação dos funcionários relativas aos riscos de compliance associados às suas funções.