COMO FAZER
DAR CERTO

A viabilização da Estratégia dependerá de uma forte disciplina de execução associada à capacitação e ao engajamento dos times

Apresentados os objetivos e a configuração essencial da Estratégia 2023-2030, há que se destacar uma etapa crítica da implementação do que foi projetado, e que, sem ela, os esforços transformadores podem ser fortemente prejudicados. Não há Estratégia bem-sucedida sem uma disciplina rígida de execução. Essa é uma condição obrigatória para que o Mapa Estratégico, com suas dimensões, agrupamentos e tarefas, torne-se realidade, gerando as mudanças e os resultados pretendidos pelo movimento de transformação do Detran-SP.

Este deve ser um trabalho coordenado, uma vez que as perspectivas do Mapa guardam, entre elas, uma relação de causa e efeito. A boa execução assegurará a times qualificados, bem-preparados, com recursos apropriados e conscientes de suas missões a entrega de desempenho e serviços melhores à sociedade.

A partir desses parâmetros, vislumbra-se uma execução estruturada, que, em seus primeiros passos, já deverá incluir a ampla disseminação dos conteúdos do Referencial Estratégico, traduzido na Missão, na Visão e nos Valores institucionais e, também, do próprio Mapa Estratégico.

Esse cuidado se justifica. É vital que cada colaborador entenda, de pronto, a importância e o alcance do que está proposto na Estratégia, e compreenda seu papel no processo de transformação, habilitando-se a uma contribuição efetiva para o êxito da jornada. Assim, impõe-se como prioridade a capacitação das equipes para uma boa execução da Estratégia e a conquista dos resultados.

A formação dos funcionários deverá ser contínua e evolutiva, tendo como referências, por exemplo, modernas ferramentas de gestão e o confronto com situações práticas vinculadas aos projetos e às melhorias de processos.

O empenho da organização deverá ser reforçado por um exaustivo esforço de monitoramento, para verificação constante dos rumos da implementação da Estratégia. O uso e a análise de indicadores de performance serão de grande relevância, pois gerarão insumos úteis não apenas à verificação das conquistas de resultados, mas também à checagem de erros e não conformidades e, como consequência, à adoção de melhorias ou correção de rotas.

Os indicadores acompanharão, simultaneamente, os processos internos e o desenvolvimento dos projetos. Para isso, o Detran-SP utilizará recursos como o KSI (Key Success Indicator, indicador-chave de sucesso), para os projetos, e o KPI (Key Performance Indicator, indicador-chave de performance), para os processos.

O KSI medirá se, ao final, um projeto está gerando os resultados esperados. O KPI examinará o ciclo do processo, identificando eventuais desvios. Esses dois indicadores atuarão em uma perspectiva de visão de cadeia de valor e de transversalidade, uma vez que o objetivo é impactar positivamente a experiência com o Detran-SP, proporcionando segurança no trânsito e excelência dos serviços, resultado da integração de múltiplas frentes.

Primeiros passos da execução envolverão a disseminação da Missão, da Visão e dos Valores institucionais e, também, do próprio Mapa Estratégico

GOVERNANÇA DE PROJETOS E PROCESSOS

É nesse contexto que a execução da Estratégia precisará de instrumentos institucionais direcionadores das práticas. A Governança de Projetos e a Governança de Processos e Performance surgem como guias importantes para o trabalho, ao prover comandos para a tomada de decisões e a construção das entregas. No exercício de suas funções estratégicas, as duas instâncias terão a colaboração de suas estruturas executivas.

De um lado, o Escritório de Projetos terá papel decisivo no engajamento dos stakeholders, definindo os requisitos para sua identificação e favorecendo a comunicação entre as partes. Também serão atribuições a organização de políticas, procedimentos e padrões, a identificação de autoridades e responsabilidades, a priorização dos projetos e a instituição de mecanismos para o compartilhamento das lições aprendidas.

De outro, teremos a atuação do Escritório de Processos e Performance, que terá como responsabilidades treinar e apoiar a execução, bem como definir padrões, métodos, ferramentas, regras e melhores práticas de gestão, além de definir e manter a arquitetura de processos.

A despeito de seus objetos específicos de atenção e das ferramentas e metodologias próprias, os dois escritórios são agentes de execução da Estratégia, e, portanto, deverão trabalhar de forma harmônica.

A RELEVÂNCIA DOS MACROPROCESSOS ESTRATÉGICOS

A gestão por processos idealizada como instrumento decisivo para o êxito da Estratégia 2023-2030 precisará se enraizar em toda a organização, consolidando uma cultura interna de engajamento de todas as áreas e do conjunto de colaboradores.

Para tanto, as tarefas deverão ser compreendidas a partir da estruturação de macroprocessos, como forma de, sempre, oferecer à direção e aos times uma visão completa dos avanços e dificuldades da instituição em relação ao cumprimento dos objetivos estratégicos.

O Mapa de Macroprocessos será aplicado às 15 funções de negócio do Detran-SP. Nele, estarão presentes as atividades finalísticas que vão garantir a entrega dos resultados, os meios de integração organizacional e os instrumentos de suporte.

As funções finalísticas se referem às atividades centrais e diretamente ligadas à Missão e aos objetivos principais do Detran-SP, agregando valor aos produtos e serviços. Face mais visível da autarquia, recebem apoio de outros processos internos, para sua atuação eficiente e próxima do usuário final. Fazem parte os segmentos Condutores, Veículos, Fiscalização e Educação.

As funções de integração apoiam os processos finalísticos, garantindo o direcionamento das ações aos objetivos estratégicos, à preservação da imagem da marca e ao atendimento às partes interessadas e ao cidadão. São instrumentos de integração a governança corporativa, a estratégia institucional, a comunicação, o atendimento ao público e as delegações.

Por fim, ainda que não ofereçam valor diretamente aos clientes finais, as funções de suporte interagem com os processos do Detran-SP, garantindo sua viabilização. São elas as áreas de Regulação, Apoio Gerencial, Gestão de Pessoas, Administração e Logística, Integridade e Tecnologia da informação.

FUNÇÕES DE NEGÓCIO DO DETRAN-SP

CADEIA DE VALOR

Na implementação da Estratégia, os processos do Detran-SP estarão estruturados por meio de cadeias de valor. Essa configuração possibilitará um entendimento preciso sobre o funcionamento organizacional e dos processos produtivos e estratégicos. Assim, além de enxergar sua inserção no todo, os participantes do processamento do produto poderão entender a transversalidade dos processos que compõem a entrega dos resultados.

Valores
públicos

Vidas Preservadas
Trânsito Seguro
Tráfego Eficiente
Serviços de Qualidade
São Paulo + Próspero

MACROPROCESSOS FINALÍSTICOS

Educação para o Trânsito
  • Promover ações de educação para o Trânsito
  • Gerir campanhas de conscientização para o trânsito seguro
  • Gerir ações de educação para condutores profissionais
Segurança no Trânsito
  • Gerir programas e projetos de segurança no trânsito
  • Gerir dados estatísticos e estudos sobre sinistros de trânsito
  • Coordenar no Estado a Política e o Programa Nacional de Trânsito
Sistema Estadual de Trânsito
  • Promover operações de segurança no trânsito
  • Gerir a destinação e repasse dos valores arrecadados
  • Estabelecer as diretrizes para o policiamento ostensivo de trânsito
Atendimento
  • Gerir a qualidade, agilidade e acessibilidade do atendimento
  • Gerir a eficiência no atendimento
  • Gerir a satisfação e a experiência do cidadão
Veículos
  • Gerir propriedade veicular
  • Gerir características veiculares
  • Gerir licenciamento anual
  • Gerir os registros de veículos
Condutores
  • Gerir a formação, o aperfeiçoamento e a reciclagem de condutores
  • Gerir a expedição, suspensão e cassação de habilitações e permissões
  • Gerir os registros de carteiras de habilitação
  • Gerir os exames para habilitação e permissão
Fiscalização
  • Gerir a fiscalização de trânsito
  • Gerir a aplicação de penalidade e medidas administrativas
  • Gerir notificação, indicação de real infrator e o recurso de multas
  • Gerir remoção, estada, liberação e leilão de veículos

MACROPROCESSOS GERENCIAIS E DE SUPORTE

Imagem, Comunicação e Prestação de Contas
  • Gerir comunicação institucional
  • Gerir desenvolvimento e proteção de imagem
  • Gerir a prestação de contas
Serviços delegados e atividades reguladas
  • Gerir credenciamento, homologação, certificação, registro, autorização e cadastro
  • Gerir a qualidade e a conformidade na prestação de serviços delegados ou regulados
  • Gerir processos sancionatórios dos delegatários e dos agentes regulados
Governança Regulatória
  • Gerir o arcabouço regulatório
  • Gerir a participação pública
  • Gerir a análise de impacto regulatório
Gestão e Desenvolvimento Corporativo
  • Gerir a governança corporativa
  • Gerir a estratégia corporativa
  • Gerir portfólio de programas e projetos
  • Gerir processos organizacionais
  • Gerir a performance institucional
  • Gerir a estrutura organizacional
Controle, Compliance e Integridade
  • Promover o controle interno e o código de ética
  • Promover transparência e acesso à informação
  • Promover conformidade legal e regulamentar
  • Gerir ouvidoria
  • Gerir a correição e a auditoria
  • Gerir risco institucional
Tecnologia e Informações
  • Gerir estratégia e governança de TI
  • Gerir a infraestrutura de TI
  • Gerir sistemas e soluções de TI
  • Gerir identidades e credenciais de TI
  • Gerir a segurança da informação
  • Gerir a governança e a proteção dos dados
Pessoas
  • Gerir educação corporativa e competências
  • Gerir desempenho, progressão e promoção
  • Gerir saúde e segurança ocupacional
  • Gerir recrutamento, seleção e desligamento
  • Gerir pagamentos, concessões, benefícios e vantagens
  • Gerir clima organizacional
Logística e Infraestrutura
  • Gerir aquisições e contratações
  • Gerir suprimentos, frota e transporte
  • Gerir patrimônio e imóveis
  • Gerir projetos de arquitetura e engenharia
  • Gerir diárias e passagens
  • Realizar gestão documental e arquivística
Orçamento e Financeira
  • Gerir planejamento orçamentário
  • Gerir programação financeira
  • Gerir contabilidade
  • Gerir execução orçamentária
  • Gerir custos
  • Gerir arrecadação

OBJETIVO FINAL: UM DETRAN-SP MELHOR PARA O CIDADÃO

Como se viu até aqui, a jornada de transformação do Detran-SP é complexa, multidisciplinar e dependente do engajamento das lideranças e dos colaboradores. Os fundamentos da mudança já estão construídos, bem como os referenciais teóricos e concretos para a execução das tarefas. O objetivo final não é, simplesmente, dotar o Detran-SP de uma organização interna mais moderna. A renovação tem um propósito que vai além da estrutura funcional, dos processos e dos métodos de trabalho.

A intenção é habilitar a autarquia para a oferta de melhores serviços à sociedade, com rapidez e eficiência, independentemente dos canais e das plataformas priorizados pelo cidadão. E, ao cumprir a Estratégia desenhada para os próximos anos, o Detran-SP estará mais perto de cumprir a sua missão maior, que é a de atuar para a segurança e a preservação das vidas no trânsito.