UM MAPA PARA
GUIAR A JORNADA

A trajetória percorrida em 2023 para traduzir as aspirações do Detran-SP em diretrizes, metas, iniciativas e compromissos renovadores

Como já foi mencionado, o diagnóstico dos primeiros meses de 2023 possibilitou à nova liderança um entendimento preciso sobre os gargalos existentes na administração e nos serviços do Detran-SP. Da mesma forma, fortaleceu a convicção sobre a necessidade do enfrentamento dos urgentes desafios institucionais em uma sociedade em mudança acelerada e demandante, do poder público, de soluções modernas e eficientes.

Ficou evidente ainda que a jornada transformacional necessitaria de método e organização, com base no engajamento das equipes e nos mais avançados instrumentos e referenciais teóricos. O objetivo seria construir os pressupostos, as diretrizes, as metas e as ações que conduziriam o Detran-SP à evolução desejada, incluindo também o uso de indicadores para a aferição dos progressos e a correção de desvios.

Como pano de fundo desse movimento está a valorização da gestão estratégica como propulsora de atividades e processos, que, ao se unirem à Missão, à Visão e aos Valores organizacionais, criarão condições para que a transformação do Detran-SP seja encaminhada.

A combinação desses fatores está na essência da Estratégia que o Detran-SP se dispôs a construir. Para a rápida viabilização da mudança, teve início um trabalho colaborativo de planejamento e de estruturação envolvendo diversas áreas e, contando, para isso, com o apoio da alta direção e de consultorias.

ENGAJAMENTO E MOBILIZAÇÃO

Desde o início da nova gestão do Detran-SP, em 2023, ficou evidente a necessidade de uma mobilização interna que potencializasse as entregas previstas. Um dos recursos utilizados para agilizar os procedimentos foi a criação de 17 times multidisciplinares, chamados de squads (esquadrões, em português), que atuam com significativa autonomia na formulação de ideias e meios para a resolução de questões específicas de um projeto.

Um desses squads assumiu, exatamente, a responsabilidade de desenhar e implementar a futura Estratégia institucional do Detran-SP. Para isso, contou com processos de capacitação e engajamento dos times, visando reforçar a sensação de pertencimento e a noção de responsabilidade em relação à mudança planejada.

Como ferramenta principal, foi adotada a metodologia PDCA (sigla em inglês para Plan, Do, Check, Act, ou planejar, executar, verificar e agir), que enxerga a estratégia como um ciclo de melhoria contínua, prevendo os passos de sua elaboração.

Ou seja: as etapas de diagnóstico, proposição de iniciativas, implementação de processos e ideias e o monitoramento dos resultados no Detran-SP foram inspiradas no PDCA (veja a ilustração), o que possibilitará a verificação permanente dos avanços e de impactos externos com potencial para interferir em seu funcionamento.

O desenho da Estratégia e dos caminhos para a sua implementação teve a participação de time multidisciplinar do Detran-SP

ETAPAS DO CICLO PDCA

IDENTIFICAÇÃO DOS “PONTOS DE ATAQUE”

O trabalho do squad voltado à Estratégia gerou ações importantes, entre elas, a utilização de um modelo de análise conhecido como SWOT – Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats, em português: Forças, Fraquezas, Oportunidades, Ameaças.

A aplicação do SWOT teve como objetivos reconhecer as limitações, maximizar os pontos fortes do Detran-SP e monitorar oportunidades e ameaças. A análise trouxe uma fotografia momentânea, devendo ser revista quando houver mudanças relevantes de cenário. No processo, foi aplicado aos integrantes do squad e a lideranças do Detran-SP um questionário com 110 perguntas relacionadas aos ambientes interno e externo.

A partir da tabulação das respostas, o time encarregado elencou 30 “pontos de ataque” (forças, fraquezas, ameaças e oportunidades) em temas como atendimento, relação do Detran-SP com os entes do setor e partes interessadas, comunicação com os públicos, educação, fiscalização, imagem institucional, cultura, digitalização, legislação e transparência.

Da identificação dos pontos de ataque, tiveram origem diversos objetivos, que foram norteadores na elaboração do mapa que representaria a Estratégia para os próximos anos.

Consulta a lideranças e colaboradores resultou em 30 temas relacionados às forças e fraquezas do Detran-SP, além das ameaças e oportunidades para sua atuação

A DEFINIÇÃO DA VISÃO ESTRATÉGICA

Com os insumos gerados pela análise SWOT, a formulação da Estratégia 2023-2030 evoluiu para outra iniciativa: a estruturação dos termos da Missão, Visão e Valores do novo Detran-SP, para que sintetizassem a razão de existir da organização, sua idealização de futuro e os princípios de atuação. O processo seguiu linhas de raciocínio que aparecem descritas no diagrama a seguir:

TRILHAS PARA DEFINIÇÃO DA MISSÃO, DA VISÃO E DOS VALORES

Ao final, foram estabelecidos os enunciados que balizarão o trabalho, os relacionamentos e as realizações do Detran-SP nos próximos anos, convertendo-se em guias não só para a Estratégia, mas também para as diretrizes e os planos de ação de curto, médio e longo prazos. Assim, o tripé da Visão Estratégica ficou apresentado da seguinte forma:

A VISÃO ESTRATÉGICA DO NOVO DETRAN-SP

Missão

NOSSO PROPÓSITO:
SEGURANÇA NO TRÂNSITO E EXCELÊNCIA NOS SERVIÇOS”

Nosso propósito é promover um trânsito seguro e eficiente, atendendo a todos com rapidez e integridade e estimulando uma cultura de cooperação e respeito.

Visão

NOSSO OBJETIVO:
SER O MELHOR ÓRGÃO DE TRÂNSITO DO PAÍS, REFERÊNCIA EM SEGURANÇA VIÁRIA E EM QUALIDADE DOS SERVIÇOS”

Valores

Respeito

Sempre atuamos com respeito ao cidadão, valorizamos e cuidamos das pessoas. Ao agirmos com respeito, bom senso e escuta, a educação e a generosidade são distribuídas e enaltecemos os direitos e as garantias individuais.

INTEGRIDADE

Fazemos as escolhas certas com consistência e plenitudes ética e moral. O objetivo é gerar confiabilidade, pois honramos os compromissos com a sociedade, o governo e o público interno. Uma instituição íntegra incentiva a probidade, a verdade, a honestidade e a dignidade, combatendo a mentira, a hipocrisia e a fraude.

SEGURANÇA

Somos referência na preservação de vidas, na promoção da segurança viária e na construção de segurança jurídica nas relações sociais. O compromisso é liderar a disseminação da convivência pacífica no trânsito, estimulando o comportamento coletivo harmônico. Garantimos a segurança jurídica com a emissão dos documentos de habilitação e o registro de propriedade, e a inspeção veicular e das normas de conduta.

EFICIÊNCIA

Somos incansáveis no objetivo de superar as expectativas dos destinatários dos serviços e atuamos de forma proativa para alcançar níveis de qualidade próximos da perfeição. Melhoramos os processos internos, que são pautados pela inovação em equipamentos, ferramentas, sistemas e formas de produzir, gerir e usar conhecimentos.

O CAMINHO ATÉ O MAPA ESTRATÉGICO

O passo seguinte do trabalho foi a proposição de um Mapa Estratégico para o Detran-SP, documento que reúne temas sobre como pensa a organização, suas responsabilidades e os instrumentos de gestão e de execução das tarefas. Para a elaboração, levou-se em conta um conjunto de diretrizes e pressupostos que deverão nortear a atuação nos próximos anos.

DIRETRIZES PARA A ELABORAÇÃO DA ESTRATÉGIA 2023-2030

  • Garantia da segurança e foco na excelência nos serviços à sociedade.
  • Promoção dos valores institucionais e do comportamento ético.
  • Busca permanente da excelência nos processos internos.
  • Inovação, digitalização e hiperautomação dos serviços.
  • Tomada de decisões com base em evidências.
  • Eliminação da burocracia e simplificação da regulação.
  • Fortalecimento da atuação em rede.
  • Modernização das capacidades institucionais.
  • Valorização do desempenho individual e coletivo.
  • Engajamento e comprometimento dos colaboradores.
  • Identificação de oportunidades e ameaças com foco na mitigação de riscos.
  • Melhoria da aprendizagem organizacional.
  • Potencialização dos mecanismos de controle.
  • Controle de qualidade dos serviços delegados.

OS OBJETIVOS DERIVADOS DO MAPA

Com base nessas referências, o Mapa Estratégico resultou em 31 objetivos vinculados a três dimensões: Capacidades, Processos e Sociedade. Uma quarta dimensão, batizada de Referencial Estratégico, incluiu os conteúdos da Missão, da Visão e dos Valores. Dos 31 objetivos, sete deles têm relação direta com os resultados institucionais que o Detran-SP deve entregar à sociedade, representada pelos cidadãos e por stakeholders prioritários.

O Mapa foi construído com base no Balanced Scorecard (BSC)*, modelo de gestão que, ao colocar em evidência a Visão Organizacional, auxilia a mensuração do progresso rumo ao alcance dos compromissos de longo prazo. A partir do Mapa, o modelo BSC se vale de desdobramentos para uma correta implementação da Estratégia, com suas perspectivas e seus objetivos, incluindo metas, indicadores e iniciativas específicas.

*O BSC (Balanced Scorecard) foi concebido pelos pesquisadores Robert Kaplan e David Norton e aparece detalhado na obra “Strategic Maps: converting intangible assets into tangible outcomes” (Harvard Business School Press, 2004)

MAPA ESTRATÉGICO 2023-2030

DESDOBRAMENTO DAS METAS

Como já foi mencionado, o êxito da Estratégia depende de objetivos e do acompanhamento constante de sua execução. Nesse contexto, o desdobramento das metas traz para a realidade a Visão Institucional, facilitando, por exemplo, a comunicação com o público interno e, como consequência, a compreensão e o engajamento dos colaboradores em relação às tarefas apresentadas.

A elaboração dos desdobramentos coube a seis grupos de trabalho, que realizaram workshops para o compartilhamento de informações com as equipes. Nessa ação, foram levantadas 630 iniciativas para o pipeline de programas, projetos e ações. O trabalho resultou, também, na distribuição das iniciativas em 35 temas (veja o quadro a seguir).

Desdobramento levou à definição de 630 iniciativas, que serão implementadas por meio de programas, projetos e ações

TEMAS RELACIONADOS ÀS INICIATIVAS ESTRATÉGICAS

Temas de programas e projetos Iniciativas relacionadas a:
Benchmarking em ações de trânsito Verificação e aplicação das melhores práticas em ações de trânsito levantadas com outros órgãos ou entidades de trânsito
Comunicação interna Comunicação com o funcionário digital e material
Cuidado com as pessoas Ações de benefício direto ao funcionário do Detran-SP
Excelência nas entregas ao cidadão Melhorias nos serviços ao cidadão
Excelência nas entregas ao cidadão (digital) Serviços digitais ao cidadão
Excelência nas entregas ao cidadão (presencial) Melhorias nos serviços presenciais ao cidadão
Gestão da capacidade informacional (governança) Segurança de acesso, confiabilidade de dados e integrações
Gestão da capacidade informacional (inovação) Inovações em sistemas e melhorias nos sistemas existentes
Gestão do programa setorial de integridade Ações para fomentar a integridade nas pessoas e ações
Gestão de despesas Ações de gestão de custos e despesas
Gestão de receitas Ações e gestão referentes a arrecadação e entradas financeiras
Governança da integração entre os entes Ações de interação com entes municipais, estaduais e federais
Implementação do Comitê Jurídico Ações de protagonismos e interpretações de normas e leis
Jornada do condutor (início) Processo de 1ª habilitação
Jornada do condutor (manutenção) Processos de renovação e penalidades
Jornada do credenciado Abrange a todo o macroprocesso de credenciado. Acesso e comunicação com os credenciados
Jornada do credenciado (início) Processos de credenciamento
Jornada do credenciado (manutenção) Processos de capacitação, fiscalização e penalização
Jornada do veículo (ativo) Processos de documentação, vistorias e penalidades
Jornada do veículo (desmanche) Processos de final de vida do veículo
Jornada do veículo (fora de circulação) Processos de retenção e leilão de veículo
Otimização da capacidade de processamento de serviços Ações de melhorias nos processos internos visando um melhor resultado e geração de valor
Padronização de processos de atendimento Criação de padrões de atendimento presencial à sociedade como um todo
Programa de meritocracia Ações de capacitação do funcionário objetivando melhor e adequado desempenho e de movimentação profissional
Programa Nova Escola Ações de melhoria e inovação na EPT
Promoção da imagem institucional Ações de comunicação externa e ações de interações do Detran-SP com a sociedade
Protagonismo em normas e leis Ações para situar o Detran-SP à frente dos entes envolvidos com a segurança das pessoas
Reengenharia da gestão administrativa Ações de melhoria nos processos administrativos internos
Reengenharia de processos Ações de melhoria de processos de forma a gerar valor para o usuário
Reengenharia de processos (governança) Ações para normatizar e padronizar os conceitos para os processos do Detran-SP
Segurança no trânsito Ações e programas diretamente ligados à segurança no trânsito
Compliance e ética Ações para tornar o Detran-SP referência em compliance e ética
Sistema Estadual de Trânsito Ações para implantar e manter o Sistran em todo o estado de São Paulo

ADERÊNCIA DA ESTRATÉGIA AOS COMPROMISSOS DO GOVERNO DE SÃO PAULO

Uma das referências no processo de desdobramento da Estratégia foi o Plano Plurianual (PPA) do governo paulista, instrumento utilizado para o estabelecimento de diretrizes, objetivos, metas e investimentos em áreas como saúde, educação, infraestrutura e segurança.

Elaborado de forma participativa, envolvendo consultas públicas, debates e discussões com a sociedade, especialistas e outros atores, o PPA identifica necessidades da população e demandas do estado para, então, definir prioridades e programas.

Na formulação da Estratégia e de seus desdobramentos, o Detran-SP usou como referências os PPAs 2020-2023 e 2024-2027, acrescidos, como já mencionado, do conteúdo do Relatório de Transição.

No exame do PPA 2020-2023, foram considerados quatro grandes desafios para o Detran-SP. São eles:

Documentos de condutores e veículos

  • Tornar mais acessível a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do Certificado de Registro do Veículo (CRV), com foco em serviços de acesso amplo, entregas ágeis e qualidade no atendimento ao cliente-cidadão.

Educação

  • Promover a educação para o trânsito aos cidadãos e a capacitação de delegatários de serviços (âmbito externo).
  • Realizar a capacitação e o engajamento de colaboradores visando à migração da organização funcional para uma arquitetura corporativa eficiente, com a operação realizada numa cadeia voltada aos processos de negócios e à geração de valor à sociedade.

Cultura de inovação e da gestão de projetos e processos

  • Mudar o paradigma para uma abordagem sistêmica da gestão, visando à melhoria contínua (com base em técnicas de Business Process Management e indicadores-chaves de performance) e à entrega de valor à sociedade.
  • Adotar as melhores práticas de Governança de Projetos e de Processos, com o objetivo de fomentar a inovação em sentido amplo.

Sistemas legados de Tecnologia da Informação

  • Superar a ausência de relatórios gerenciais, fragilidades e erros sistêmicos.

O fato de o PPA 2020-2023 já não refletir, plenamente, as necessidades futuras do Detran-SP, em razão de os serviços de trânsito terem permanecido analógicos e com baixa qualidade, impactando negativamente a imagem da entidade, acabou reforçando a necessidade de inclusão, também, da versão 2024-2027 como instrumento orientador das iniciativas futuras.

Nele, estão descritas três diretrizes fundamentais que, ao direcionarem o governo paulista no quadriênio, impactarão também as atividades do Detran-SP. As diretrizes identificadas foram as seguintes:

  • Diálogo e inovação para uma administração pública descentralizada, inovadora, tecnológica, direcionada ao atendimento rápido e focada na melhor experiência da população e no enfrentamento de problemas de forma assertiva.
  • Dignidade e comprometimento com a participação social, o equilíbrio das contas públicas, a valorização das pessoas, o cumprimento de prazos, o desenvolvimento de ações que gerem resultados econômicos e sociais e a sustentabilidade ambiental.
  • Desenvolvimento de técnica para a implementação de modelo de gestão com ênfase em resultados, planejamento, propósito e criatividade, voltado ao cuidado com as pessoas, à geração de oportunidades, à garantia dos direitos individuais e coletivos e ao respeito ao meio ambiente.

Como consequência da inclusão do PPA 2024-2027 no radar da Estratégia já foram desenhadas algumas soluções transformadoras para impulsionar a mudança metodológica e de atuação do Detran-SP. Esse movimento sintonizará a autarquia com, pelo menos, três importantes compromissos fundamentais do governo do estado. São eles:

Objetivo 3 – Segurança pública fortalecida e integrada para uma sociedade protegida e com menor incidência de crimes.
Objetivo 5 – Infraestrutura e mobilidade urbana expandidas, para a melhoria da vida dos cidadãos e para um ambiente de negócios favorável à atração de investimentos.
Objetivo 11 – Gestão pública ágil para um governo digital, transparente, ético, técnico e focado em excelência dos serviços.

Adicionalmente, o PPA 2024-2027 traz uma iniciativa bem específica relacionada à autarquia e devidamente alinhada ao Mapa Estratégico. Trata-se do programa Eficiência Para Todos: Detran-SP, que inclui, em seu conteúdo, as seguintes ações:

  • transformação digital e hiperautomação dos serviços;
  • gestão e modernização;
  • reestruturação da fiscalização e qualificação de serviços delegados;
  • apoio administrativo e tecnológico às unidades;
  • respeito à vida;
  • capacitação, educação e dados para o trânsito;
  • melhoria da eficiência nos serviços prestados aos usuários.

O alinhamento entre o PPA 2024-2027 e o Mapa Estratégico não é mera coincidência. Trata-se de iniciativa coordenada para que a transformação digital do Detran-SP seja estruturada em um portfólio de projetos das áreas de negócio, garantindo o cumprimento das metas e o impacto positivo na vida de colaboradores, delegatários de serviços, partes interessadas e cidadãos.

UMA UNIVERSIDADE PARA IMPULSIONAR A ESTRATÉGIA

Entre os vários fatores de sucesso para a execução da Estratégia 2023-2030, há um, em particular, de grande relevância para o dia a dia do Detran-SP: o envolvimento das pessoas. Mas, para que isso ocorra, há que se pensar num processo consistente e contínuo de capacitação.

Um dos projetos cruciais será a constituição de uma universidade corporativa, cujos conteúdos, distribuídos em trilhas de aprendizado, possibilitarão aos funcionários ganhar, gradativamente, competências e habilidades para o exercício de suas funções. A universidade deverá oferecer ampla variedade de cursos, entre eles, segurança viária, mobilidade urbana, uso de dados, engenharia de tráfego, tecnologia automotiva e inovação.

O público será formado, prioritariamente, pelo pessoal interno. No entanto, com sua consolidação, a universidade poderá se transformar em referência estadual e nacional para a capacitação de profissionais da área de trânsito e mobilidade e, também, do público em geral, por meio de parcerias com a Escola Paulista de Trânsito (EPT), contribuindo, assim, para consolidar o Detran-SP como modelo de formação em suas áreas de atuação.