UM MAPA PARA
GUIAR A JORNADA
A trajetória percorrida em 2023 para traduzir as aspirações do Detran-SP em diretrizes, metas, iniciativas e compromissos renovadores
Como já foi mencionado, o diagnóstico dos primeiros meses de 2023 possibilitou à nova liderança um entendimento preciso sobre os gargalos existentes na administração e nos serviços do Detran-SP. Da mesma forma, fortaleceu a convicção sobre a necessidade do enfrentamento dos urgentes desafios institucionais em uma sociedade em mudança acelerada e demandante, do poder público, de soluções modernas e eficientes.
Ficou evidente ainda que a jornada transformacional necessitaria de método e organização, com base no engajamento das equipes e nos mais avançados instrumentos e referenciais teóricos. O objetivo seria construir os pressupostos, as diretrizes, as metas e as ações que conduziriam o Detran-SP à evolução desejada, incluindo também o uso de indicadores para a aferição dos progressos e a correção de desvios.
Como pano de fundo desse movimento está a valorização da gestão estratégica como propulsora de atividades e processos, que, ao se unirem à Missão, à Visão e aos Valores organizacionais, criarão condições para que a transformação do Detran-SP seja encaminhada.
A combinação desses fatores está na essência da Estratégia que o Detran-SP se dispôs a construir. Para a rápida viabilização da mudança, teve início um trabalho colaborativo de planejamento e de estruturação envolvendo diversas áreas e, contando, para isso, com o apoio da alta direção e de consultorias.
ENGAJAMENTO E MOBILIZAÇÃO
Desde o início da nova gestão do Detran-SP, em 2023, ficou evidente a necessidade de uma mobilização interna que potencializasse as entregas previstas. Um dos recursos utilizados para agilizar os procedimentos foi a criação de 17 times multidisciplinares, chamados de squads (esquadrões, em português), que atuam com significativa autonomia na formulação de ideias e meios para a resolução de questões específicas de um projeto.
Um desses squads assumiu, exatamente, a responsabilidade de desenhar e implementar a futura Estratégia institucional do Detran-SP. Para isso, contou com processos de capacitação e engajamento dos times, visando reforçar a sensação de pertencimento e a noção de responsabilidade em relação à mudança planejada.
Como ferramenta principal, foi adotada a metodologia PDCA (sigla em inglês para Plan, Do, Check, Act, ou planejar, executar, verificar e agir), que enxerga a estratégia como um ciclo de melhoria contínua, prevendo os passos de sua elaboração.
Ou seja: as etapas de diagnóstico, proposição de iniciativas, implementação de processos e ideias e o monitoramento dos resultados no Detran-SP foram inspiradas no PDCA (veja a ilustração), o que possibilitará a verificação permanente dos avanços e de impactos externos com potencial para interferir em seu funcionamento.
O desenho da Estratégia e dos caminhos para a sua implementação teve a participação de time multidisciplinar do Detran-SP
ETAPAS DO CICLO PDCA

IDENTIFICAÇÃO DOS “PONTOS DE ATAQUE”
O trabalho do squad voltado à Estratégia gerou ações importantes, entre elas, a utilização de um modelo de análise conhecido como SWOT – Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats, em português: Forças, Fraquezas, Oportunidades, Ameaças.
A aplicação do SWOT teve como objetivos reconhecer as limitações, maximizar os pontos fortes do Detran-SP e monitorar oportunidades e ameaças. A análise trouxe uma fotografia momentânea, devendo ser revista quando houver mudanças relevantes de cenário. No processo, foi aplicado aos integrantes do squad e a lideranças do Detran-SP um questionário com 110 perguntas relacionadas aos ambientes interno e externo.
A partir da tabulação das respostas, o time encarregado elencou 30 “pontos de ataque” (forças, fraquezas, ameaças e oportunidades) em temas como atendimento, relação do Detran-SP com os entes do setor e partes interessadas, comunicação com os públicos, educação, fiscalização, imagem institucional, cultura, digitalização, legislação e transparência.
Da identificação dos pontos de ataque, tiveram origem diversos objetivos, que foram norteadores na elaboração do mapa que representaria a Estratégia para os próximos anos.
Consulta a lideranças e colaboradores resultou em 30 temas relacionados às forças e fraquezas do Detran-SP, além das ameaças e oportunidades para sua atuação
A DEFINIÇÃO DA VISÃO ESTRATÉGICA
Com os insumos gerados pela análise SWOT, a formulação da Estratégia 2023-2030 evoluiu para outra iniciativa: a estruturação dos termos da Missão, Visão e Valores do novo Detran-SP, para que sintetizassem a razão de existir da organização, sua idealização de futuro e os princípios de atuação. O processo seguiu linhas de raciocínio que aparecem descritas no diagrama a seguir:
Ao final, foram estabelecidos os enunciados que balizarão o trabalho, os relacionamentos e as realizações do Detran-SP nos próximos anos, convertendo-se em guias não só para a Estratégia, mas também para as diretrizes e os planos de ação de curto, médio e longo prazos. Assim, o tripé da Visão Estratégica ficou apresentado da seguinte forma:
A VISÃO ESTRATÉGICA DO NOVO DETRAN-SP
Missão
“NOSSO PROPÓSITO:
SEGURANÇA NO TRÂNSITO E EXCELÊNCIA NOS SERVIÇOS”
Nosso propósito é promover um trânsito seguro e eficiente, atendendo a todos com rapidez e integridade e estimulando uma cultura de cooperação e respeito.
Visão
“NOSSO OBJETIVO:
SER O MELHOR ÓRGÃO DE TRÂNSITO DO
PAÍS, REFERÊNCIA EM SEGURANÇA VIÁRIA E EM QUALIDADE DOS SERVIÇOS”
Valores
Respeito
Sempre atuamos com respeito ao cidadão, valorizamos e cuidamos das pessoas. Ao agirmos com respeito, bom senso e escuta, a educação e a generosidade são distribuídas e enaltecemos os direitos e as garantias individuais.
INTEGRIDADE
Fazemos as escolhas certas com consistência e plenitudes ética e moral. O objetivo é gerar confiabilidade, pois honramos os compromissos com a sociedade, o governo e o público interno. Uma instituição íntegra incentiva a probidade, a verdade, a honestidade e a dignidade, combatendo a mentira, a hipocrisia e a fraude.
SEGURANÇA
Somos referência na preservação de vidas, na promoção da segurança viária e na construção de segurança jurídica nas relações sociais. O compromisso é liderar a disseminação da convivência pacífica no trânsito, estimulando o comportamento coletivo harmônico. Garantimos a segurança jurídica com a emissão dos documentos de habilitação e o registro de propriedade, e a inspeção veicular e das normas de conduta.
EFICIÊNCIA
Somos incansáveis no objetivo de superar as expectativas dos destinatários dos serviços e atuamos de forma proativa para alcançar níveis de qualidade próximos da perfeição. Melhoramos os processos internos, que são pautados pela inovação em equipamentos, ferramentas, sistemas e formas de produzir, gerir e usar conhecimentos.
O CAMINHO ATÉ O MAPA ESTRATÉGICO
O passo seguinte do trabalho foi a proposição de um Mapa Estratégico para o Detran-SP, documento que reúne temas sobre como pensa a organização, suas responsabilidades e os instrumentos de gestão e de execução das tarefas. Para a elaboração, levou-se em conta um conjunto de diretrizes e pressupostos que deverão nortear a atuação nos próximos anos.
DIRETRIZES PARA A ELABORAÇÃO DA ESTRATÉGIA 2023-2030
- Garantia da segurança e foco na excelência nos serviços à sociedade.
- Promoção dos valores institucionais e do comportamento ético.
- Busca permanente da excelência nos processos internos.
- Inovação, digitalização e hiperautomação dos serviços.
- Tomada de decisões com base em evidências.
- Eliminação da burocracia e simplificação da regulação.
- Fortalecimento da atuação em rede.
- Modernização das capacidades institucionais.
- Valorização do desempenho individual e coletivo.
- Engajamento e comprometimento dos colaboradores.
- Identificação de oportunidades e ameaças com foco na mitigação de riscos.
- Melhoria da aprendizagem organizacional.
- Potencialização dos mecanismos de controle.
- Controle de qualidade dos serviços delegados.
OS OBJETIVOS DERIVADOS DO MAPA
Com base nessas referências, o Mapa Estratégico resultou em 31 objetivos vinculados a três dimensões: Capacidades, Processos e Sociedade. Uma quarta dimensão, batizada de Referencial Estratégico, incluiu os conteúdos da Missão, da Visão e dos Valores. Dos 31 objetivos, sete deles têm relação direta com os resultados institucionais que o Detran-SP deve entregar à sociedade, representada pelos cidadãos e por stakeholders prioritários.
O Mapa foi construído com base no Balanced Scorecard (BSC)*, modelo de gestão que, ao colocar em evidência a Visão Organizacional, auxilia a mensuração do progresso rumo ao alcance dos compromissos de longo prazo. A partir do Mapa, o modelo BSC se vale de desdobramentos para uma correta implementação da Estratégia, com suas perspectivas e seus objetivos, incluindo metas, indicadores e iniciativas específicas.
*O BSC (Balanced Scorecard) foi concebido pelos pesquisadores Robert Kaplan e David Norton e aparece detalhado na obra “Strategic Maps: converting intangible assets into tangible outcomes” (Harvard Business School Press, 2004)

DESDOBRAMENTO DAS METAS
Como já foi mencionado, o êxito da Estratégia depende de objetivos e do acompanhamento constante de sua execução. Nesse contexto, o desdobramento das metas traz para a realidade a Visão Institucional, facilitando, por exemplo, a comunicação com o público interno e, como consequência, a compreensão e o engajamento dos colaboradores em relação às tarefas apresentadas.
A elaboração dos desdobramentos coube a seis grupos de trabalho, que realizaram workshops para o compartilhamento de informações com as equipes. Nessa ação, foram levantadas 630 iniciativas para o pipeline de programas, projetos e ações. O trabalho resultou, também, na distribuição das iniciativas em 35 temas (veja o quadro a seguir).
Desdobramento levou à definição de 630 iniciativas, que serão implementadas por meio de programas, projetos e ações
TEMAS RELACIONADOS ÀS INICIATIVAS ESTRATÉGICAS
Temas de programas e projetos | Iniciativas relacionadas a: |
---|---|
Benchmarking em ações de trânsito | Verificação e aplicação das melhores práticas em ações de trânsito levantadas com outros órgãos ou entidades de trânsito |
Comunicação interna | Comunicação com o funcionário digital e material |
Cuidado com as pessoas | Ações de benefício direto ao funcionário do Detran-SP |
Excelência nas entregas ao cidadão | Melhorias nos serviços ao cidadão |
Excelência nas entregas ao cidadão (digital) | Serviços digitais ao cidadão |
Excelência nas entregas ao cidadão (presencial) | Melhorias nos serviços presenciais ao cidadão |
Gestão da capacidade informacional (governança) | Segurança de acesso, confiabilidade de dados e integrações |
Gestão da capacidade informacional (inovação) | Inovações em sistemas e melhorias nos sistemas existentes |
Gestão do programa setorial de integridade | Ações para fomentar a integridade nas pessoas e ações |
Gestão de despesas | Ações de gestão de custos e despesas |
Gestão de receitas | Ações e gestão referentes a arrecadação e entradas financeiras |
Governança da integração entre os entes | Ações de interação com entes municipais, estaduais e federais |
Implementação do Comitê Jurídico | Ações de protagonismos e interpretações de normas e leis |
Jornada do condutor (início) | Processo de 1ª habilitação |
Jornada do condutor (manutenção) | Processos de renovação e penalidades |
Jornada do credenciado | Abrange a todo o macroprocesso de credenciado. Acesso e comunicação com os credenciados |
Jornada do credenciado (início) | Processos de credenciamento |
Jornada do credenciado (manutenção) | Processos de capacitação, fiscalização e penalização |
Jornada do veículo (ativo) | Processos de documentação, vistorias e penalidades |
Jornada do veículo (desmanche) | Processos de final de vida do veículo |
Jornada do veículo (fora de circulação) | Processos de retenção e leilão de veículo |
Otimização da capacidade de processamento de serviços | Ações de melhorias nos processos internos visando um melhor resultado e geração de valor |
Padronização de processos de atendimento | Criação de padrões de atendimento presencial à sociedade como um todo |
Programa de meritocracia | Ações de capacitação do funcionário objetivando melhor e adequado desempenho e de movimentação profissional |
Programa Nova Escola | Ações de melhoria e inovação na EPT |
Promoção da imagem institucional | Ações de comunicação externa e ações de interações do Detran-SP com a sociedade |
Protagonismo em normas e leis | Ações para situar o Detran-SP à frente dos entes envolvidos com a segurança das pessoas |
Reengenharia da gestão administrativa | Ações de melhoria nos processos administrativos internos |
Reengenharia de processos | Ações de melhoria de processos de forma a gerar valor para o usuário |
Reengenharia de processos (governança) | Ações para normatizar e padronizar os conceitos para os processos do Detran-SP |
Segurança no trânsito | Ações e programas diretamente ligados à segurança no trânsito |
Compliance e ética | Ações para tornar o Detran-SP referência em compliance e ética |
Sistema Estadual de Trânsito | Ações para implantar e manter o Sistran em todo o estado de São Paulo |
ADERÊNCIA DA ESTRATÉGIA AOS COMPROMISSOS DO GOVERNO DE SÃO PAULO
Uma das referências no processo de desdobramento da Estratégia foi o Plano Plurianual (PPA) do governo paulista, instrumento utilizado para o estabelecimento de diretrizes, objetivos, metas e investimentos em áreas como saúde, educação, infraestrutura e segurança.
Elaborado de forma participativa, envolvendo consultas públicas, debates e discussões com a sociedade, especialistas e outros atores, o PPA identifica necessidades da população e demandas do estado para, então, definir prioridades e programas.
Na formulação da Estratégia e de seus desdobramentos, o Detran-SP usou como referências os PPAs 2020-2023 e 2024-2027, acrescidos, como já mencionado, do conteúdo do Relatório de Transição.
No exame do PPA 2020-2023, foram considerados quatro grandes desafios para o Detran-SP. São eles:
Documentos de condutores e veículos
- Tornar mais acessível a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do Certificado de Registro do Veículo (CRV), com foco em serviços de acesso amplo, entregas ágeis e qualidade no atendimento ao cliente-cidadão.
Educação
- Promover a educação para o trânsito aos cidadãos e a capacitação de delegatários de serviços (âmbito externo).
- Realizar a capacitação e o engajamento de colaboradores visando à migração da organização funcional para uma arquitetura corporativa eficiente, com a operação realizada numa cadeia voltada aos processos de negócios e à geração de valor à sociedade.
Cultura de inovação e da gestão de projetos e processos
- Mudar o paradigma para uma abordagem sistêmica da gestão, visando à melhoria contínua (com base em técnicas de Business Process Management e indicadores-chaves de performance) e à entrega de valor à sociedade.
- Adotar as melhores práticas de Governança de Projetos e de Processos, com o objetivo de fomentar a inovação em sentido amplo.
Sistemas legados de Tecnologia da Informação
- Superar a ausência de relatórios gerenciais, fragilidades e erros sistêmicos.
O fato de o PPA 2020-2023 já não refletir, plenamente, as necessidades futuras do Detran-SP, em razão de os serviços de trânsito terem permanecido analógicos e com baixa qualidade, impactando negativamente a imagem da entidade, acabou reforçando a necessidade de inclusão, também, da versão 2024-2027 como instrumento orientador das iniciativas futuras.
Nele, estão descritas três diretrizes fundamentais que, ao direcionarem o governo paulista no quadriênio, impactarão também as atividades do Detran-SP. As diretrizes identificadas foram as seguintes:
- Diálogo e inovação para uma administração pública descentralizada, inovadora, tecnológica, direcionada ao atendimento rápido e focada na melhor experiência da população e no enfrentamento de problemas de forma assertiva.
- Dignidade e comprometimento com a participação social, o equilíbrio das contas públicas, a valorização das pessoas, o cumprimento de prazos, o desenvolvimento de ações que gerem resultados econômicos e sociais e a sustentabilidade ambiental.
- Desenvolvimento de técnica para a implementação de modelo de gestão com ênfase em resultados, planejamento, propósito e criatividade, voltado ao cuidado com as pessoas, à geração de oportunidades, à garantia dos direitos individuais e coletivos e ao respeito ao meio ambiente.
Como consequência da inclusão do PPA 2024-2027 no radar da Estratégia já foram desenhadas algumas soluções transformadoras para impulsionar a mudança metodológica e de atuação do Detran-SP. Esse movimento sintonizará a autarquia com, pelo menos, três importantes compromissos fundamentais do governo do estado. São eles:
Objetivo 3 – Segurança pública fortalecida e integrada para uma sociedade protegida e com menor incidência de crimes.
Objetivo 5 – Infraestrutura e mobilidade urbana expandidas, para a melhoria da vida dos cidadãos e para um ambiente de negócios favorável à atração de investimentos.
Objetivo 11 – Gestão pública ágil para um governo digital, transparente, ético, técnico e focado em excelência dos serviços.
Adicionalmente, o PPA 2024-2027 traz uma iniciativa bem específica relacionada à autarquia e devidamente alinhada ao Mapa Estratégico. Trata-se do programa Eficiência Para Todos: Detran-SP, que inclui, em seu conteúdo, as seguintes ações:
- transformação digital e hiperautomação dos serviços;
- gestão e modernização;
- reestruturação da fiscalização e qualificação de serviços delegados;
- apoio administrativo e tecnológico às unidades;
- respeito à vida;
- capacitação, educação e dados para o trânsito;
- melhoria da eficiência nos serviços prestados aos usuários.
O alinhamento entre o PPA 2024-2027 e o Mapa Estratégico não é mera coincidência. Trata-se de iniciativa coordenada para que a transformação digital do Detran-SP seja estruturada em um portfólio de projetos das áreas de negócio, garantindo o cumprimento das metas e o impacto positivo na vida de colaboradores, delegatários de serviços, partes interessadas e cidadãos.
UMA UNIVERSIDADE PARA IMPULSIONAR A ESTRATÉGIA
Entre os vários fatores de sucesso para a execução da Estratégia 2023-2030, há um, em particular, de grande relevância para o dia a dia do Detran-SP: o envolvimento das pessoas. Mas, para que isso ocorra, há que se pensar num processo consistente e contínuo de capacitação.
Um dos projetos cruciais será a constituição de uma universidade corporativa, cujos conteúdos, distribuídos em trilhas de aprendizado, possibilitarão aos funcionários ganhar, gradativamente, competências e habilidades para o exercício de suas funções. A universidade deverá oferecer ampla variedade de cursos, entre eles, segurança viária, mobilidade urbana, uso de dados, engenharia de tráfego, tecnologia automotiva e inovação.
O público será formado, prioritariamente, pelo pessoal interno. No entanto, com sua consolidação, a universidade poderá se transformar em referência estadual e nacional para a capacitação de profissionais da área de trânsito e mobilidade e, também, do público em geral, por meio de parcerias com a Escola Paulista de Trânsito (EPT), contribuindo, assim, para consolidar o Detran-SP como modelo de formação em suas áreas de atuação.