Detran.SP realiza ação na capital paulista para entrega de 35 mil documentos de veículos

24/02/2023

São Paulo, 24 de fevereiro de 2023 - O Detran.SP, em parceria com o Poupatempo, promove na cidade de São Paulo uma ação para a entrega do Certificado de Registro de Veículos (CRV) a proprietários de veículos que não retiraram a sua documentação. O serviço está disponível a partir desta sexta-feira (24) em cinco unidades do Poupatempo na cidade de São Paulo. São elas: Santo Amaro, Itaquera, Lapa, Sé e Cidade Ademar.

A ação é direcionada aos proprietários que solicitaram a emissão do CRV impresso (documento verde em papel-moeda) até o dia 31/12/2020, mas ainda não o retiraram em uma unidade de atendimento. Segundo levantamento do Departamento de Trânsito, cerca de 35 mil cidadãos estão nessa situação na capital.

A retirada do documento, que também é conhecido popularmente como DUT, é importante, pois é obrigatória a utilização do CRV para a transferência de propriedade do veículo.  O atendimento do cidadão para a retirada do documento é feito mediante agendamento obrigatório no site: www.poupatempo.sp.gov.br, clicando em "Transporte e Veículos" e, em seguida, em Retirada de CRV.

O Detran.SP lembra que, por conta da Resolução nº 809, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), os documentos de veículos emitidos a partir de janeiro de 2021 passaram a ter formato exclusivamente eletrônico, deixando de ser emitido o modelo impresso em papel-moeda (papel verde).


Veículos registrados antes de janeiro de 2021

Todos os CRVs expedidos em papel moeda, ou seja, até 31/12/2020, continuam válidos e deverão ser mantidos para a utilização em uma futura transferência de propriedade. 


Veículos registrados a partir de janeiro de 2021

Donos de veículos registrados ou com documento emitido a partir de janeiro de 2021 podem solicitar de maneira 100% online a expedição da Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo Digital (ATPV-e), quando for feita a venda do veículo. 


Serviço

A retirada do CRV é feita em cinco unidades do Poupatempo na capital (Sé, Santo Amaro, Itaquera, Lapa e Cidade Ademar).

O atendimento é feito somente mediante agendamento pelo link: https://www.sgmc.poupatempo.sp.gov.br/FormEletrDetranCrvUrgente.aspx.


Sobre o Detran.SP

O Detran.SP trabalha incessantemente para a prevenção de acidentes e preservação da vida, tendo como meta a organização de um trânsito mais seguro e harmônico entre todos os modais. O Órgão atua com foco na busca constante da excelência de serviços aos cidadãos paulistas, a partir dos valores de integridade e transparência em seus processos. Atualmente, o Órgão adota progressivamente a ferramenta da transformação digital para impactar positivamente na qualidade de vida dos paulistas, facilitando o atendimento às demandas cotidianas da população. Cerca de 93% dos atendimentos feitos nas unidades do Detran.SP integradas ao Poupatempo são digitais.

Maior órgão executivo de trânsito do País, o Departamento de Trânsito Paulista é responsável por 28% da frota do Brasil, com mais de 32 milhões de veículos registrados no Estado. O Estado de São Paulo possui mais de 27 milhões de motoristas habilitados. Todos os meses, o Detran.SP é responsável pela emissão de cerca de 400 mil Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) e 1,2 milhão de Certificados de Registro e Licenciamento Veicular (CRLVs). São mais de 136 mil documentos emitidos por dia, em média.

Outras notícias

Detran-SP convoca aprovados em concurso público de 2019 para assinatura de contrato de trabalho

21/12/2023

Estado de São Paulo mantém tendência de redução em mortes no trânsito no acumulado do ano, segundo Detran-SP

19/12/2023

Tentativa de Suborno em Exame de CNH em Presidente Prudente é denunciada pelo Detran-SP

07/12/2023

Voltar

 

DETRAN - SP