Detran-SP registra 9,3 mil atendimentos no primeiro mutirão de maio para a renovação de CNH

22/05/2023

São Paulo, 22 de maio de 2023 - Em parceria com o Poupatempo, o Detran-SP realizou no último sábado (20), o primeiro mutirão do mês de maio para a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Foram 9.375 atendimentos realizados em 224 unidades do Programa, com tempo médio de espera abaixo dos 15 minutos.

No próximo sábado, dia 27, haverá uma nova edição do mutirão para ajudar os condutores no serviço de renovação da habilitação. O agendamento é obrigatório e começa a partir da próxima quarta-feira (24). O serviço é feito pelos canais oficiais do programa – portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital, totens de autoatendimento e assistente virtual "P", disponível também no WhatsApp pelo número (11) 95220-2974.

Importante lembrar que o foco prioritário dos atendimentos nos mutirões deste mês é atender os motoristas com a validade da CNH prevista para o dia 31 de maio. São os casos dos condutores que tiveram o documento vencido em setembro de 2022, mas cujo prazo de renovação foi estendido por conta da deliberação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Além destes casos, os mutirões atendem também os motoristas com o vencimento da CNH previsto para maio. Esses devem renovar o documento obrigatoriamente em, no máximo, 30 dias após o vencimento ou de forma antecipada, 30 antes da validade.


Cronograma para a renovação da CNH

Prazo de renovação da CNH
Renovação obrigatória
vencidas em setembro de 2022
até 31 de maio/2023
vencidas em outubro de 2022
até 30 de junho/2023
vencidas em novembro de 2022
até 31 de julho/2023
vencidas em dezembro de 2022
até 31 de agosto/2023

*Para os motoristas que possuem o vencimento da habilitação previsto para este ano (a partir de janeiro de 2023) o prazo para a renovação da CNH é regular - ou seja, no intervalo entre 30 dias de antecedência à data e, no máximo, 30 dias após o vencimento do documento.


Renovação digital: veja o passo a passo

Para quem não puder comparecer aos mutirões para a regularização da CNH, o Detran-SP oferece o serviço de renovação de forma online. O cidadão deve acessar os canais digitais (www.detran.sp.gov.br, www.poupatempo.sp.gov.br ou app Poupatempo Digital). Após confirmar ou atualizar os dados, o motorista agenda e realiza o exame médico na clínica indicada pelo sistema.

Para o condutor que vai renovar as carteiras de habilitação categorias A e B, selecione a data e hora para exame médico com um profissional credenciado pelo Detran-SP. Nos casos de motoristas que exercem atividade remunerada é necessário que façam também avaliação psicológica.

Para as renovações das categorias C, D ou E, o condutor deve agendar e realizar o exame toxicológico em um dos laboratórios credenciados pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Após a coleta do material para análise, o condutor deve, em até 90 dias, agendar e realizar o exame médico com um profissional credenciado pelo Detran-SP.

Com a aprovação nos exames, é necessário pagar a taxa de emissão da CNH e aguardar orientações via e-mail para acessar a CNH Digital, que tem a mesma validade do documento físico e fica disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).

O código de segurança para acessar a CNH digital também pode ser consultado pelos canais eletrônicos do Detran-SP e Poupatempo.

Para evitar deslocamentos e proporcionar mais conforto e comodidade, além da CNH digital, o cidadão irá receber a CNH física, pelos Correios, no endereço de sua preferência.


Sobre o Detran-SP

O Detran-SP trabalha incessantemente para a prevenção de acidentes e preservação de vidas, tendo como meta a organização de um trânsito mais seguro e harmônico entre todos os modais. O Órgão, que passa por uma reestruturação, está comprometido com a busca constante da excelência de serviços aos cidadãos, a partir dos valores de integridade e transparência em seus processos. Atualmente, adota progressivamente a transformação digital para impactar positivamente na qualidade de vida dos paulistas, facilitando o atendimento às demandas cotidianas da população. Cerca de 93% dos atendimentos feitos nas unidades do Detran-SP integradas ao Poupatempo são digitais.

Maior órgão executivo de trânsito do País, o Departamento de Trânsito Paulista é responsável por 28% da frota do Brasil, com mais de 32 milhões de veículos registrados e mais de 27 milhões de motoristas habilitados em todo o Estado. Todos os meses, emite cerca de 400 mil Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) e 1,2 milhão de Certificados de Registro e Licenciamento Veicular (CRLVs). São mais de 136 mil documentos emitidos por dia, em média.

Outras notícias

Transparência e padronização são metas do Detran-SP para retomada dos leilões

12/04/2024

‘Pessoa com Autismo a bordo. Seja gentil, não buzine’: Governo de São Paulo lança identificação veicular para promover mais empatia no trânsito

03/04/2024

Detran-SP convoca aprovados em concurso público de 2019 para assinatura de contrato de trabalho

21/12/2023

Voltar

 

DETRAN - SP