Ação educativa do Detran.SP em evento sertanejo alerta cidadãos sobre os perigos de beber e dirigir

19/11/2021

São Paulo, 19 de Novembro de 2021 – O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) promoverá ações educativas para conscientizar as pessoas sobre o perigos de beber e dirigir no Vox Festival, evento sertanejo que acontecerá amanhã (20) e domingo (21), em Americana.

No Vox Festival, a principal novidade apresentada pelo Detran.SP será um touro mecânico em formato de carro para alertar os convidados com a mensagem: “Quem bebe não tem controle da direção. Se beber, não dirija”. Todos os interessados poderão participar da ação. Bonecos de crash-teste serão também posicionados próximos ao touro para orientar os cidadãos: ”você não é boneco de teste de colisão para misturar bebida e direção”.

O Departamento também ressaltará, de forma descontraída, as principais desculpas dadas pelos motoristas ao serem pegos no teste do bafômetro como “engoli o enxaguante bucal” ou até mesmo “fui desentupir a mangueira do combustível e engoli etanol”. As mensagens serão colocadas nos copos e nos rótulos das bebidas entregues aos visitantes.

*Imagem meramente ilustrativa

Essas ações preventivas se fazem necessárias, já que o Estado de São Paulo registrou entre janeiro de 2019 e setembro deste ano, 942 óbitos em acidentes com suspeita de embriaguez ao volante. Somente em 2021 foram 194 registros. Os dados são do infosiga, sistema do Governo do Estado gerenciado pelo programa Respeito à Vida e Detran.SP.

“É muito importante que todos os participantes do evento se preocupem com os perigos da combinação entre álcool e direção. Para um trânsito mais seguro e prudente é necessário que os condutores reflitam cada vez mais sobre o seu comportamento, com o objetivo de termos motoristas mais prudentes e conscientes, para salvarmos cada vez mais vidas”, ressalta Neto Mascellani, diretor-presidente do Detran.SP.

Além de causar acidentes e mortes no trânsito, o motorista que for flagrado alcoolizado ou que se recusar a fazer o teste do bafômetro será multado em R$ 2.934,70. No caso de reincidência no período de 12 meses, a pena será aplicada em dobro, ou seja, R$ 5.869,40, além da cassação da CNH.


Vox Festival

O evento de Americana terá a presença de Jorge & Mateus, Edson & Hudson, Lauana Prado, Jefferson Moraes e Clayton & Romário. Os ingressos já estão à venda pelo site do evento www.voxfestival.com.br. Todos os participantes terão que apresentar um comprovante de vacinação para a entrada no festival.


Local

Parque de Eventos CCA

Caminho de Servidão, 245 - São Sebastião, Americana - SP

A abertura dos portões ocorrerá a partir das 17h.

Outras notícias

Em dezembro, fatalidades de trânsito superam média anual

10/12/2020

Voltar

 

Retirada CRV

Serviço exclusivo para o CRV, que é o documento de compra e venda. O licenciamento anual agora é digital (CRLV-e).

Saiba mais