Detran-SP realiza processo de imersão dos Agentes e Oficiais de Trânsito concursados e contratados

26/01/2024

São Paulo, 25 de janeiro de 2024 – O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) reuniu nesta quarta-feira, dia 24, os novos profissionais aprovados em concurso e contratados pela autarquia na semana passada para uma jornada de imersão nas atividades da autarquia. Os 129 Agentes e 56 Oficiais tiveram um treinamento organizado pela presidência e pelas diretorias no auditório da Uninove Vergueiro, na capital paulista, onde conheceram mais sobre o organograma do órgão, as áreas de atuação de cada diretoria e os valores e diretrizes priorizados pela nova gestão para a conquista de um trânsito cada vez mais seguro e a preservação de vidas em todo o Estado.

A imersão começou com as boas-vindas do diretor-presidente do Detran-SP, Eduardo Aggio, que falou sobre a sua chegada à autarquia em janeiro de 2023 e todo o processo evolutivo que aconteceu desde o início da gestão: dos cuidados e preservação do patrimônio da sede ao processo de transformação digital, diretriz do Governo de São Paulo priorizada nas novas iniciativas do órgão. Aggio falou sobre o propósito da autarquia desde o início de sua gestão: “A segurança no trânsito e a excelência nos serviços são o foco central para poder atender bem a sociedade. É ter também uma organização que incorpora as expectativas dos clientes, liderança e colaboradores, unindo esforços para orientar suas atividades”.

O presidente também explicou como está ocorrendo o processo de transformação digital do Detran-SP, com a hiperautamação e o uso de diferentes tecnologias para automatizar os processos o mais rápido possível, fazendo com que o Detran-SP seja o primeiro a ter uma jornada totalmente digital.

A equipe do Detran-SP também criou diversos conteúdos e dinâmicas integrativas para demonstrar o que é o sentimento de “ser Detran” para os novos contratadores, além de apresentar as ferramentas para que eles possam definir suas jornadas de trabalho dentro da autarquia. As diretorias se apresentaram e explicaram as áreas em que cada uma delas atua.

Apresentação das diretorias

 

 

 

O vice-presidente José Hott promoveu algumas partes relevantes da imersão, como a coordenação da apresentação das diretorias. Os novos servidores conheceram as principais atuações de cada uma das seis diretorias do Detran-SP. A Diretoria de Habilitação responde por providências e serviços relacionados ao processo de habilitação, como emissão e renovação de CNH e a supervisão de aulas e exames médicos, psicológicos, teóricos e práticos. A Diretoria de Atendimento coordena o atendimento ao público nas unidades do Detran-SP e Poupatempo, assim como o encaminhamento de solicitações pelos caminhos digitais e pendências dos cidadãos. A Diretoria de Veículos cuida de informações e processamento de demandas relativas à frota no Estado, como registro, licenciamento, emissão de CRV-e, bloqueios.

 

As ações educativas e iniciativas de incentivo ao respeito às leis de trânsito e à preservação das vidas, incluindo as reciclagens de condutores suspensos e cassados, ficam a cargo da Diretoria de Fiscalização e Educação para o Trânsito - que também fiscaliza as atividades de setores do mercado como desmanches legais, além de supervisionar as atividades dos pátios credenciados que armazenam veículos apreendidos e a realização de leilões. A Diretoria Administrativa responde pela área de Recursos Humanos, pelo suporte ao quadro de servidores e colaboradores do órgão, pelo suprimento e questões administrativas que permitem o bom funcionamento das unidades e da sede. E é a Diretoria de Sistemas que processa a emissão de documentos e as solicitações dos cidadãos com tecnologia progressiva, para eliminar burocracia e agilizar processos, cuidando atualmente da implementação e execução de medidas capazes de otimizar a Transformação Digital priorizada pela atual gestão do Detran-SP.

Princípios e valores enaltecidos

Durante o encontro desta quarta (24), foram abordados temas que embasam o desenvolvimento das atividades do órgão atualmente, como governança, gestão e estratégia. Também foram enaltecidos em sua fala valores de respeito, integridade, segurança e eficiência, além da importância do planejamento estratégico para se atingir uma prestação de serviço de excelência almejada pela autarquia.

Foi explicado durante o treinamento como funcionam os serviços delegados e as atividades reguladas prestadas por profissionais e empresas credenciadas que atuam com autorização do Detran-SP, como as autoescolas e clínicas médicas, por exemplo. Hott explicou para a plateia que “cada um precisa saber qual é a sua cota de contribuição, o que precisa fazer para poder chegar ao cidadão”.

Waldirene Santana, responsável pela Auditoria Interna do Detran-SP, apresentou informações sobre as áreas de controle, compliance e integridade e a disseminação de boas práticas, com o estímulo à cultura da ética, convivência saudável, com respeito e harmonia e um ambiente aderente às normas, para promover a melhora nos resultados e serviços prestados à sociedade, a diminuição e até mesmo redução de práticas ilícitas, como também aprimorar a imagem da autarquia perante a sociedade.

Linha de aprendizado

O grupo de novos contratados será apoiado por um outro grupo de “mentoria” formado por mais de 20 funcionários de diferentes áreas e diretorias, que ajudaram os agentes e oficiais recém-chegados nas suas jornadas, a conhecer e entender o Detran, suas atividades e serviços, qual a área preferida para o desenvolvimento de suas carreiras. Os veteranos acompanharão a trilha de aprendizagem, capacitação e aperfeiçoamento dos recém-chegados, compartilhando conhecimentos sobre o funcionamento da “Casa” e eliminando dúvidas.

Como parte dessa imersão, o Detran-SP está reforçando a capacitação do novo grupo com treinamentos via Wiki Detran-SP e AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) desde o momento da posse de todos. O Wiki Detran-SP é uma plataforma interativa de conhecimento compartilhado, que oferece informações essenciais sobre processos internos, POPs, Mapa Estratégico Detran-SP 2023-2030 e RH, proporcionando aos novos profissionais acesso rápido a dados cruciais para a execução de atividades diárias com excelência, além de permitir a contribuição de todos para a melhoria contínua de processos na autarquia.

Já o portal AVA possibilita que os novos contratados do Detran-SP estabeleçam trilhas de aprendizagem em formações e cursos promovidos pela Escola Paulista de Trânsito (EPT), que permitirão o rápido domínio de informações essenciais para suas novas funções.

 

 

 

Sobre o Detran-SP

 

O Detran-SP trabalha incessantemente para prevenir sinistros e preservar vidas, com a meta de organizar um trânsito mais seguro e harmonioso entre todos os modais. O órgão segue comprometido em oferecer serviços de excelência aos cidadãos, baseados em valores como respeito, integridade, segurança e eficiência.

Atualmente, está implementando gradualmente a transformação digital para melhorar a qualidade de vida dos paulistas, facilitando o acesso aos serviços públicos. Cerca de 93% dos atendimentos realizados nas unidades do Detran-SP são feitos de forma digital.

Como o maior órgão executivo de trânsito do país, o Departamento de Trânsito Paulista é responsável por 28% da frota brasileira, com mais de 32 milhões de veículos registrados e mais de 27 milhões de motoristas habilitados em todo o estado. Mensalmente, emite aproximadamente 400 mil Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) e 1,2 milhão de Certificados de Registro e Licenciamento Veicular (CRLVs). Em média, são emitidos mais de 136 mil documentos por dia.

Outras notícias

‘Pessoa com Autismo a bordo. Seja gentil, não buzine’: Governo de São Paulo lança identificação veicular para promover mais empatia no trânsito

03/04/2024

Detran-SP convoca aprovados em concurso público de 2019 para assinatura de contrato de trabalho

21/12/2023

Estado de São Paulo mantém tendência de redução em mortes no trânsito no acumulado do ano, segundo Detran-SP

19/12/2023

Voltar

 

DETRAN - SP