04/11/2021

Alesp, Detran.SP terá equipe de pilotagem que reforçará respeito às leis de trânsito no Rally de São Paulo

Departamento de Trânsito promoverá ação de conscientização e segurança no trânsito com boneco de teste durante corrida que marca etapa paulista do Sertões Series

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) participa de amanhã (dia 4) até sábado (dia 6) do Rally de São Paulo, etapa do Sertões Series que será realizada no Vale do Ribeira, com largada na Ilha Comprida. A autarquia é uma das patrocinadoras do evento e promoverá durante os três dias de corrida uma ação de conscientização reforçando a importância da segurança no trânsito na prevenção de acidentes.

Embora o Rally seja um esporte radical, é realizado por pilotos profissionais que adotam diversas medidas de proteção. E para reforçar a relevância de uma direção sem riscos, o Detran.SP participará da corrida e contará com um personagem inusitado para mostrar que quem segue as normas de segurança no trânsito pode curtir essa aventura sem provocar acidentes.

A equipe “Detran Direção Segura” vai contar com piloto, co-piloto, cinegrafista e do boneco de crash test usado durante a Semana Nacional de Trânsito na campanha “No Trânsito sua responsabilidade salva vidas” em setembro. Na ocasião, foi veiculada a mensagem “Você não é boneco de teste de colisão para misturar bebida e direção”.

Os integrantes da equipe do Detran.SP vão competir e se comprometer a não descumprir nenhuma infração de trânsito para chegar ao fim da competição com o boneco inteiro, sem nenhum arranhão, para provar que se ele consegue, qualquer outra pessoa também pode sair ilesa de um trajeto de mais de 540km.

“Nós do Detran.SP sempre reforçamos a importância de termos um trânsito cada vez mais prudente, seguro e sem vítimas. E um megaevento como o Rally de São Paulo, conhecido por ser uma prova emocionante e com grande público, será um espaço fundamental para divulgarmos uma ação educativa, colocando a segurança no trânsito sempre em primeiro lugar”, destaca o diretor-presidente do Detran.SP, Neto Mascellani.

Seis temas serão abordados, que em sua maioria, são responsáveis por gerar acidentes de trânsito:

"Use o cinto de segurança"

Antes da prova, o piloto recordará que o item de segurança é fundamental, principalmente na competição.

"Use o capacete"

Destacaremos a mensagem de que se até o boneco está de capacete, isso reforça o quando o equipamento é importante.

"Não use o celular enquanto dirige"

O piloto relembrará que a prova exige total foco e atenção, como se ele estivesse em uma rodovia ou cidade e que a única função de pode ser utilizada durante o percurso é o navegador via GPS.

"Respeite o limite de velocidade"

Mesmo durante a prova, é fundamental respeitar as regras de trânsito, pois existem trechos com limite de velocidade nas cidades, inclusive com radar.

"Dê preferência ao pedestre"

Existem pontos de observação para pedestres e trechos da prova que os competidores passam por vias urbanas e é de suma importância salientar o respeito ao pedestre e reforçar a mensagem de sempre dar preferência ao pedestre.

"Se beber, não dirija"

Ao final da corrida, o piloto vai interagir com o boneco sobre comemorarem por conta do encerramento do evento e terminarem a competição em segurança e deixarão a mensagem final: se for beber, não dirija e chame um motorista de aplicativo ou táxi para voltar para casa.

O stand do Detran.SP será transformado em um box da equipe. Nele haverá carros adesivados com os bonecos ao lado para que as pessoas possam tirar fotos.

Sobre o Rally

A prova terá um total de 543km, que vai contemplar cinco cidades do Vale do Ribeira – Ilha Comprida, Iguape, Pariquera Açu, Jacupiranga e Cananeia – num roteiro exclusivo e desafiador.

A direção técnica se esmerou para levantar um roteiro técnico e diferenciado e vai mesclar vários tipos de terreno e promover as belezas do Vale do Ribeira. A meta é surpreender e revelar as belezas do litoral de São Paulo.

Ilha Comprida será a cidade anfitriã, na Praia do Boqueirão do Norte. Lá será montada a Vila Sertões, onde ficará toda a estrutura do rally e a Vila do Futuro, um complexo de 500m2.

Durante os três dias do Rally estão programadas atividades culturais, exposição de artesanato, gastronomia e arte, que reúnem todas as cidades da região.

O Rally de São Paulo também contará com Zonas de Espectadores nas cidades de Iguape (Praça da Basílica), Jacupiranga (ao lado da Prefeitura) e Pariquera Açu (Praça da Matriz), onde o público poderá interagir com os competidores.

Serviço:

Data: 4 a 6 de novembro de 2021

Local: Vale do Ribeira (Ilha Comprida, Iguape, Pariquera Açu, Jacupiranga e Cananeia)

Site: www.sertoes.com

Instagram: @sertoes

Facebook: https://www.facebook.com/sertoesoficial

Youtube.com/sertoesoficial

Twitter.com/sertoesoficial

Baixe o APP do Sertões - disponível nas versões Android e IOS.