Curso online de mecânica básica do Detran.SP aumenta qualificação do motofretista

24/01/2022

São Paulo, 20 de janeiro de 2022 –– Atenção, motofretistas! O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) oferece em parceria com o Centro Paula Souza (CPS) um curso online e totalmente gratuito de mecânica básica para os condutores do veículo de duas rodas.

Por meio de vídeos com aulas dinâmicas e exemplos práticos, a capacitação foi produzida com base em pesquisa feita com os próprios motofretistas durante Pit Stop do Programa Motofretista Seguro, em que os condutores apontaram os principais problemas existentes na manutenção das motos. Disponível desde setembro do ano passado, o curso à distância já capacitou mais de 2,4 mil motofretistas.

Os interessados poderão se inscrever gratuitamente em www.motofretistaseguro.sp.gov.br e, ainda, ter acesso a 14 vídeos curtos e objetivos, chamados de “Entregas Rápidas”, que abordam os principais problemas de manutenção diária que podem ocorrer com os motofretistas. Por cerca de três minutos, os alunos poderão ter acesso a vídeos com orientações como troca do pedal do câmbio, verificar a vida útil do freio a tambor, regular a corrente da moto, a embreagem da moto entre outros tipos de revisão. Confira alguns exemplos dos vídeos disponíveis:

https://youtu.be/1RMjbMkjFho

https://youtu.be/BBk3sVlx8qA

https://youtu.be/1xo7RkqMzas

https://youtu.be/qypReHeIvkI

O curso de capacitação tem duração total de 30 horas e ao final de cada módulo, o aluno realiza uma avaliação dos conhecimentos aprendidos na capacitação. Ao concluir todos os módulos, o motofretista receberá um certificado de conclusão de curso do Centro Paula Souza.

“Demos início ao Programa Motofretista Seguro em 2020 com o objetivo de capacitar e regularizar uma categoria que tanto nos ajudou durante os momentos mais críticos da pandemia. Ao disponibilizar esse curso online de mecânica básica, visamos promover aos motofretistas melhores condições dos seus instrumentos de trabalho. Com a capacitação, manutenção em dia e conscientização no trânsito, eles aprendem como ter uma condução mais segura e utilizar melhor os equipamentos da moto, visando mais segurança, menos acidentes e sem dúvida, menos óbitos no trânsito”, destaca Neto Mascellani, diretor-presidente do Detran.SP.


Motofretista Seguro

Além da qualificação de mecânica básica, a inscrição no Programa Motofretista Seguro, iniciativa que dá sequência à rede de proteção lançada pelo Governo do Estado em 2020 que tem como objetivo desenvolver e regularizar a atividade, está disponível no site https://www.motofretistaseguro.sp.gov.br/.

O curso especializado em motofrete é direcionado aos cidadãos habilitados, que pretendem desenvolver atividade de motofretista. Os requisitos para a inscrição são os seguintes:

1) Ter completado 21 (vinte e um) anos.

2) Estar habilitado, no mínimo, há 2 (dois) anos na categoria “A”.

3) Não estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir, cassação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), decorrente de crime de trânsito, bem como estar impedido judicialmente de exercer seus direitos.

Após uma carga horária total de 25 horas-aula por meio de ensino à distância em que serão oferecidas aulas que envolverão temas como ética e cidadania na atividade profissional, noções básicas de legislação, gestão do risco sobre duas rodas, segurança e saúde e equipamentos de segurança. Os alunos têm mais cinco horas de aulas práticas e uma avaliação final para conclusão do curso e recebimento do certificado.

Outras notícias

Detran.SP dá 15 dicas para realizar serviço de transferência veicular com sucesso

07/03/2022

Motorista pode parcelar multas e demais débitos do veículo em até 18 vezes, informa Detran.SP

03/03/2022

Detran.SP informa: termina em março prazo para renovar CNHs vencidas em setembro e outubro de 2020

25/02/2022

Voltar

 

Detran.SP Digital

Dúvidas sobre nossos serviços online? Acesse aqui nossos vídeos tutoriais.