Campanha do pedestre ganha reforço com ônibus personalizado do litoral ao interior

28/08/2024

Confira aqui imagens e vídeo do ônibus da campanha “Respeite a Faixa de Pedestre” em SP
https://drive.google.com/drive/folders/1nlHIDuuqGLa19XfhVW6_aD7inrGmk_GT?usp=sharing

São Paulo, 28 de agosto de 2024 – Foco de uma nova política pública do governo de São Paulo para tornar as ruas mais seguras em todo o estado, o pedestre ganha agora um aliado de peso. Coberto por imagens do filósofo Clóvis de Barros Filho e dizeres sobre a importância do respeito à faixa, três ônibus circulam na capital, Baixada Santista, Campinas e Sorocaba com mensagens de civilidade e empatia no trânsito. Também param diante da faixa para dar aos motoristas o exemplo de atenção e cuidado com o pedestre. A ação do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), órgão vinculado à Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD) teve início nesta semana e se estende até 12 de setembro, com a expectativa de atingir 38,8 milhões de pessoas só na capital.

Nas cidades de São Paulo, Campinas e Sorocaba, os ônibus seguem um trajeto fixo para garantir sua máxima exposição. Já na Baixada, um mesmo veículo circula por Santos e pelas vizinhas São Vicente e Praia Grande, com flexibilidade para completar duas ou três voltas diárias. A ação acontecerá de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Conheça os itinerários
Na capital, o ônibus pode ser visto em 23 bairros, percorridos em um trajeto que vai do Monumento do Ipiranga, junto ao museu, até a praça Pan Americana, em Pinheiros, passando pelo aeroporto de Congonhas, pela estação de metrô Santos Imigrantes e pela avenida Brigadeiro Faria Lima, entre outros pontos. Por dia, o ônibus deve impactar 1,2 milhão de pessoas na cidade.

Em Campinas, o ônibus roda 37 quilômetros a partir do centro. Em um percurso de 1h30, o veículo passa pela Vila Itapura, Cambuí, Taquaral, Jardim Chapadão, Parque Prado (referência: shopping), Vila Paraíso, Vila Brandina (referência: shopping) e Jardim Flamboyant, de onde retorna ao centro.

Sorocaba terá também um percurso amplo, que dá uma volta no município por mais de 1h20. Em cerca de 34 quilômetros, o ônibus sai do centro rumo ao Jardim Simus, Jardim Europa, Parque Campolim (referência: Atacadão), Vila Hortência, Jardim Rosaria Alcolea, Jardim Moncayo e Jardim Santa Rosália, de onde volta à região central.

Em pouco mais de 1h e 23 quilômetros, Santos verá o professor Clóvis de Barros Filhos a partir da avenida Presidente Wilson para as avenidas Vicente de Carvalho, Bartholomeu de Gusmão, Almirante Saldanha da Gama, Governador Mário Covas Júnior, Siqueira Campos, Conselheiro Nébias e Senador Pinheiro Machado, de onde chegará novamente à Presidente Wilson, fechando o circuito.

Em São Vicente, o trajeto terá 15 quilômetros e cerca de 40 minutos. O ponto de partida e chegada será a avenida Presidente Getúlio Vargas, no Morro dos Barbosas. As avenidas Monteiro Lobato, Minas Gerais, Jovino de Mello e Hugo Maia, além de Sambaiatuba, Viela Um e do parque Bitaru, são parte do caminho.

Para fechar o roteiro do ônibus, a Praia Grande pode ler suas mensagens educativas na Praia Ocian, na avenida Presidente Castelo Branco, no bairro Militar (próximo ao Hotel de Trânsito do EB), na avenida do Trabalhador e na rua Carlos Gomes, último ponto antes do retorno à Praia Ocian. Com pouco mais de 23 quilômetros, o circuito é percorrido em cerca de 1 hora.


Sobre o Detran-SP
O Detran-SP trabalha incessantemente para prevenir sinistros e preservar vidas, com a meta de organizar um trânsito mais seguro e harmonioso entre todos os modais. O órgão segue comprometido em oferecer serviços de excelência aos cidadãos, baseados em valores como respeito, integridade, segurança e eficiência.

Atualmente, está implementando a transformação digital para melhorar a qualidade de vida dos paulistas, facilitando o acesso aos serviços públicos. Cerca de 93% dos atendimentos realizados nas unidades do Detran-SP integradas ao Poupatempo são feitos de forma digital.

Como o maior órgão executivo de trânsito do país, o Departamento de Trânsito Paulista é responsável por 28% da frota brasileira, com mais de 35 milhões de veículos registrados e mais de 25 milhões de motoristas habilitados em todo o estado. Mensalmente, emite aproximadamente 400 mil Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) e 1,2 milhão de Certificados de Registro e Licenciamento Veicular (CRLVs). Em média, são emitidos mais de 136 mil documentos por dia.

Outras notícias

R$ 20 milhões em peças ilegais: operação conjunta da Polícia Civil e do Detran-SP fecha venda de itens falsificados

24/05/2024

Infosiga entra no ar com a campanha do Maio Amarelo e evento na sede do governo de SP

20/05/2024

Conscientização sobre segurança no trânsito é foco da campanha do Detran-SP durante o Maio Amarelo

20/05/2024

Voltar

 

DETRAN - SP