COMPONENTE 2 - Educação
O COMPONENTE 2 - Educação promove a qualificação de gestores, servidores e profissionais das administrações municipais e de órgãos parceiros. O objetivo é ampliar a capacidade técnica e institucional para a promoção da educação para o trânsito, fortalecendo a cultura de segurança viária em nível local e estimulando a criação de uma rede colaborativa de educadores de trânsito.
Princípios Orientadores
Cultura de segurança e do cuidado
Capacitação institucional e integralidade formativa
Interdisciplinaridade e contextualização
Articulação setorial e corresponsabilidade
Guia para Ações de Educação para o Trânsito
Este guia orienta profissionais, educadores e equipes públicas na implementação de ações de educação para o trânsito que valorizam a vida. Ele apresenta fundamentos essenciais, organiza estratégias e indica caminhos para planejar, desenvolver e fortalecer iniciativas educativas em escolas e comunidades. De forma simples e prática, o guia apoia a construção de uma cultura de segurança viária, em que cada ação contribui para tornar o trânsito mais seguro para todas as pessoas.
Baixar o guiaComo o programa contribui para a gestão municipal?
Formação Introdutória sobre Segurança Viária
O curso apresenta noções gerais sobre segurança viária e mostra como a mortalidade no trânsito é um dos principais desafios de saúde pública. As aulas abordam soluções como Visão Zero e Sistema Seguro, fatores de risco e exemplos de boas práticas e uso de evidências.
Os participantes aprendem a usar o Infosiga para identificar locais críticos e desenvolvem competências práticas em desenho viário, fiscalização e comunicação. O conteúdo também apresenta as principais políticas de mobilidade e segurança, como o Pnatrans e o PSV-SP, seus objetivos, metas e indicadores, além do papel da participação social na construção de estratégias eficazes.
Ao longo de três meses, o curso oferece orientações para o trabalho final e espaços para esclarecimento de dúvidas.
Público-alvo: Gestores municipais e pontos focais do Programa, preferencialmente servidores públicos.
Carga horária: 25h, distribuídas ao longo de três meses.
Formação Introdutória de Educação para o Trânsito
Este curso mostra como a educação pode contribuir para a redução de sinistros de trânsito. Distribuído ao longo de cinco meses, ele apresenta a relação entre comportamento humano, fatores de risco e estratégias educativas eficazes.
As pessoas participantes aprendem como crianças, jovens e adultos assimilam informações e aplicam esses conhecimentos na criação de práticas educativas inclusivas e envolventes. O curso orienta o desenvolvimento de projetos completos, com objetivos definidos e metodologias adequadas, além de ensinar como mobilizar diferentes públicos por meio de comunicação social e comunitária.
O conteúdo também reforça a articulação entre educação, saúde, transporte, segurança e sociedade civil e traz referências de boas práticas nacionais e internacionais.
Público-alvo: Gestores municipais e pontos focais do Programa, preferencialmente servidores públicos.
Carga horária: 20h, distribuídas ao longo de cinco meses.
